Sustentabilidade é o tema de estudo de alunos do 5º ano no Ayrton Senna em Sapiranga

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Sapiranga – Alunos das turmas 511 e 512 do Centro Municipal de Educação Ayrton Senna, de Sapiranga, realizaram no início de junho um trabalho com base nas reportagens do caderno especial Vales Sustentáveis, produzido pelo Grupo Repercussão.

“Na semana do Meio Ambiente, utilizamos o Jornal Repercussão como referência, pois as reportagens do caderno de sustentabilidade foram de muita valia para trabalhar com os alunos em sala de aula. A preservação do Meio Ambiente começa com pequenas atitudes diárias, por isso, nossa aula teve como tema: ‘Conhecer o Próprio Lixo’, texto com interpretação, o jornal enriqueceu nossa aula com as reportagens”, contou a professora Maria Lúcia Fuhr, responsável pelas duas turmas.
A professora elaborou questões sobre o tema e os alunos, entre 10 e 11 anos, fizeram uma pesquisa para as respostas. O debate em sala de aula é produtivo para que os alunos sejam estimulados a buscar soluções e desenvolver o senso crítico. “Nessa aula fizemos uma roda de conversa, onde cada um opinou sobre o que poderia ser feito para diminuir a quantidade de lixo produzido”, relembrou a professora Lúcia.
A data de 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, é abordada em sala de aula para ajudar a reforçar a consciência da preservação. Estimular a discussão sobre o tema desde cedo é importante para que as futuras gerações compreendam a necessidade de ações sustentáveis para o equilíbrio ambiental.

Vales Sustentáveis
O material utilizado pelos alunos foi a 7º edição do encarte Vales Sustentáveis, produzido pelo Grupo Repercussão no mês de junho. Em 5 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente e a proposta é divulgar ações de preservação e também enriquecer o debate sobre esse tema tão atual. No material constam matérias das cidades da região de circulação do Jornal Repercussão, mesclando projetos, empreendimentos e cases que envolvem a temática do meio ambiente.


Jornal como um recurso pedagógico
Principalmente na retomada de aulas presenciais, os professores buscam, cada vez mais, reinventar os seus métodos afim de atrair a atenção do aluno. Utilizar o jornal como ferramenta pedagógica auxilia nessa dinâmica, como relata a professora Maria Lúcia Fuhr. “Trabalho os gêneros textuais, faço leitura coletiva, trabalho também a oralidade e o jornal sempre é nosso parceiro”.
A Secretaria de Educação de Sapiranga (SMED)incentiva o uso do material pelos professores. “Trabalhar jornal na sala de aula, além de trazer conhecimento de sua própria região, oportuniza ao aluno a diversidade de gêneros textuais”, comentou a supervisora pedagógica da SMED, Sarah de Oliveira.

Maria Lúcia Fuhr, professora de 5° ano no CME Ayrton Senna.
“O jornal, como ferramenta pedagógica, traz uma visão atualizada. Ele traz para a sala de aula a sociedade e suas necessidades reais. Eu, como professora, preciso beneficiar a interação do meu aluno com a realidade social cotidiana”.

Sarah Oliveira, supervisora pedagógica da Secretaria de Educação de Sapiranga.
“Dentro de um periódico, o estudante tem acesso à publicidade, entrevista, reportagem, notícia, crônica, dentre outros. Esta diversidade traz dinamismo às aulas e muitos assuntos pertinentes à realidade local viram pauta de estudo, fazendo com que o aluno tenha interesse, já que faz parte de seu cotidiano”.