Sugestão de melhoria na Av. dos Municípios não é prioridade do DAER e da EGR

Não é conosco | Vereadores de Campo Bom querem soluções

Campo Bom – Quando a ponte da Av. dos Municípios for concluída haverá aumento significativo no fluxo de veículos. Preocupados com esta situação, vereadores têm apresentado requerimentos e indicações aos órgãos competentes para que ocorram melhorias e obras ao longo dos nove quilômetros concluídos da Avenida e que liga Novo Hamburgo, Campo Bom e Sapiranga.

Entretanto, a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR, que administra os recursos da praça de pedágio da RS-239) e o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER) possuem entendimento diferente dos vereadores campo-bonenses. Logo após os vereadores Flávio de Andrade (PP) e Max de Souza (PMDB) terem aprovado requerimento (box ao lado) na Câmara indicando uma série de melhorias ao longo da avenida, o Jornal Repercussão entrou em contato com as estatais. A EGR se limitou a dizer que a Avenida dos Municípios não é administrada por ela. O DAER respondeu que a prioridade é executar a obra da ponte e que não existem projetos futuros previstos. Sobre a instalação de câmeras, iluminação e novas interseções para ruas, o DAER disse que isso é atribuição dos municípios, e não sua.

Quanto às passarelas e demarcação de faixas de segurança ao longo da Av dos Municípios, o Daer, primeiramente, concluirá a construção da ponte e, posteriormente, avaliará o atendimento às demandas.

Quais os pedidos dos vereadores

8 Rotatórias
Entre a Rua Bom Jesus e a Av. dos Municípios

8 Câmeras de monitoramento
Uma na esquina das Avenidas Independência e outra na esquina com a Avenida Intermunicipal

8 Passarelas
Uma na região do bairro 25 de Julho e outra na região do bairro Cohab Leste

8 Faixas de segurança
Ao longo de toda a avenida

Vereadores explicam

“Nossa preocupação é com a segurança dos moradores. O movimento deve triplicar e temos que nos adiantar, por isso a importância desta solicitação.”

Flávio de Andrade, vereador do PP de Campo Bom

“A ampliação da Av. dos Municípios saiu com os recursos do pedágio na RS-239. É competência do Estado subsidiar as estradas que ligam à rodovia.”

Max de Souza, vereador do PMDB de Campo Bom

Crédito da foto: Liana Ramos Carvalho/Daer