Substituição de postes levam mais segurança às redes de energia

Região – As empresas responsáveis pelo fornecimento de energia elétrica na região têm investido na modernização de suas redes de distribuição de energia, com a troca de antigos postes de madeira por postes de concreto. O objetivo é que os clientes tenham redes mais seguras e resistentes à instabilidade do tempo, e redução da frequência de  falta de energia.
Não há nenhum problema na utilização de postes de madeira, caso estejam em bom estado. O problema é que com o tempo estes postes apodrecem, devido a exposição ao sol e chuva, podendo causar risco de vida e danos materiais, caso venham a cair.
Entre as cidades de Araricá, Sapiranga e Campo Bom, em 2013, centenas de postes foram substituídos pela empresa responsável, a AES Sul, com um investimento superior à dois milhões de reais. Neste ano, o investimento da empresa na troca de postes dobrou. A EGR, responsável pela energia elétrica em Nova Hartz, também aumentou  consideravelmente o investimento no município.
Investimentos na região
*Em 2013 soma-se a troca de 588 postes entre os municípios de Araricá, Sapiranga e Campo Bom.
*Entre janeiro e setembro deste ano foram trocados 992 postes, entre os três municípios, e outros 168 ainda serão substituídos até o final do ano.
*Em 2013 foi investido R$ 2,120 milhões nas trocas, e este ano estima-se que serão totalizados R$ 4,362 milhões, dobrando o valor dos investimentos.
*Em 2013, 138 postes de madeira foram substituídos pela RGE, em Nova Hartz. De janeiro à junho deste ano, foram trocados 50 postes e cerca de 50 estruturas serão substituídas até o final do ano. Aproximadamente 60% dos postes de energia elétrica do município já são de concreto, o que confere maior confiabilidade e segurança.
Vendaval derruba
Os casos de postes caídos nos municípios não são incomuns. Recentemente, o vento derrubou mais de três postes na rua José Vargas, em Campo Bom. Morador da rua Rolante, em frente do número 584, no bairro Amaral Ribeiro, em Sapiranga, quer que a AES Sul troque o poste em frente da sua residência. Ele relata que o poste (que ainda possui um transformador) pode cair a qualquer momento. 
Chuveiros econômicos
Um investimento diferenciado da RGE no município de Nova Hartz, neste ano, foi a instalação de chuveiros econômicos na residência de 450 famílias de baixa renda. Essa substituição ajudou a diminuir a conta de energia elétrica das famílias contempladas em mais de 50%, sem que elas tivessem tido nenhum custo com a instalação dos novos chuveiros econômicos.