Sonho de construir primeiros aviários está saindo do papel, em Sapiranga

Evandro e Simone em frente à área que receberá o primeiro aviário Foto: Melissa Costa

Sapiranga – São cinco anos de luta e de busca por resolver todos os entraves burocráticos para se tornar a família pioneira na criação de aves em Sapiranga.

A família Stelzer começa, finalmente, a ver o sonho da construção do primeiro aviário da cidade a sair do papel. E uma notícia ainda melhor: além do primeiro, eles também serão os responsáveis pelo segundo aviário. “Como já estávamos organizando toda a documentação, conseguindo as liberações e buscando pelo financiamento, aproveitamos a oportunidade para dar o pontapé inicial com dois aviários e não somente um, como era o planejado inicialmente”, conta o agricultor Evandro Stelzer, ao lado da esposa Simoni. A terraplanagem do primeiro aviário está pronta e, assim que o clima permitir, a empresa Agrosserra iniciará a construção de um dos aviários. “Eles também farão o segundo, já está tudo acertado”, comemora Evandro. A previsão de obra para cada aviário é de 60 dias. Evandro e Simoni estão felizes em começar a enxergar o aviário sendo erguido. No entanto, a ansiedade é enorme, já pensando na conclusão. “Depois de tanto tempo e empenho, só vamos ficar mais tranquilos quando tudo estiver pronto. Se não tivesse chovido nesses últimos dias, a construção já teria iniciado”, disse Simoni, sem esconder o sorriso no rosto.

Muito a celebrar 

Evandro conta que cada documento assinado foi comemorado como se fosse um troféu. Por ser a primeira família a aderir pela construção de aviário, Evandro esbarrou em diversos setores. O município não tem uma lei específica para este ramo de empreendimento, no entanto, precisou se adaptar. “Se a gente tivesse que seguir o Plano Diretor Urbano, teríamos que ter, por exemplo, piso antiderrapante e acesso para cadeirantes. Isso tornaria a construção inviável, pois o investimento teria que ser muito maior”, recorda. Um projeto de Lei foi feito e a família conseguia a autorização para a implantação dos aviários na zona rural, no caso, na Picada Schneider.

Produção de 50 mil frangos

Cada aviário terá uma dimensão de 1.920m² e a produção estimada de cada ciclo de 45 dias será de 25 mil frangos, totalizando cerca de 50 mil nos dois aviários.

O desejo de ser pioneiro na produção de frango surgiu através da oportunidade de venda para a empresa Nutrifrango, de Morro Reuter. “A ideia chegou até nós e gostamos. A vida toda lidamos com a criação de animais, na agricultura, e isso também é uma forma de incentivo para que nossos dois filhos e suas famílias tenham um futuro nessa mesma área”, conta Evandro, chamando a atenção da comunidade para a importância do trabalho na agricultura. “Várias pessoas me perguntaram se valeria a pena criar frangos. Respondi a todos que tudo que produzimos para o consumo humano vale a pena. Se não existir o nosso trabalho, o que será servido à população? Toda dedicação, valerá a pena”, disse ele, orgulho da luta diária na agricultura. “A vida toda moro aqui, na Picada Schneider, e sempre lidei com a agricultura. Fico feliz por construir os primeiros dois aviários da cidade”, conta Evandro, desejando que a iniciativa da família incentive que novos moradores se dediquem à criação de frangos. “Para quem for iniciar agora, a demora e questões burocráticas não serão tão demoradas e complicados, pois já existirão dois aviários”, ressalta. Outra mudança que gerou investimento, foi a substituição da rede elétrica para trifásica. Sem isso, seria inviável manter o empreendimento. “Cada passo dado, foi muito comemorado por todos nós”, completa Evandro.