Solidariedade ganha espaço entre os alunos da escola Érico Veríssimo

por Caroline Waschburger

Sapiranga – Baseado na proposta de uma aula de filosofia, a escola de ensino fundamental Érico Veríssimo lançou uma ideia aos alunos: a Corrente Verde. O projeto surgiu quando os professores Vera e Rafael pensaram uma maneira de cultivar solidariedade e empatia. Desta forma, os alunos do Jardim A até o 9º ano estão convidados a confeccionar o seu próprio vasinho, utilizando materiais recicláveis, e preenchê-lo com a mudinha de uma planta que tenha em seu jardim. E claro, para que a ideia germine e vire de fato uma “corrente verde”, deixar os vasinhos em frente à sua casa com um recado explicando o projeto e incentivando àqueles que receberem uma mudinha a passar a ação adiante.

 

“A ideia é partilhar valores como empatia, ser solidário, recíproco, doando e cultivando mudas de chás, temperos, e até mudas de flores que irão se multiplicando na comunidade”, explica a vice diretora Jaquelini Baum.

O projeto foi iniciado durante a semana passada de forma remota, com a divulgação em grupos de WhatsApp, Facebook e também na escola para as famílias que buscam as atividades.

 

Corrente Verde: Germine esta ideia

“Os pais ficaram encantados com a ideia, acharam muito interessante poder de forma prática cultivar, doar, partilhar mudas plantadas por eles mesmos em casa nesse período”, conta Jaquelini.

 

Gilmara Gallas, mãe de Alexia Gallas, estudante do 3º ano da escola, também comenta sobre a Corrente Verde: “Achei bem legal essa iniciativa, pois minha filha sempre faz as tarefas da escola e as de filosofia estão sendo muito prazerosas. É sempre uma situação onde ela se envolve, envolve a família e também agora mais pessoas estão recebendo esta mensagem de partilhar e trocar”, diz Gilmara. “Além de estimular as crianças a preservar a natureza e a cuidar, plantando e cuidando das mudas para que os outros as recebam”, completa.