Solidariedade e muitas iniciativas inspiradoras proporcionam alívio à quem está em situação de vulnerabilidade

Por Ana Carolina Siebel

Sapiranga – A pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, deu início a uma onda de solidariedade. Adaptar-se ao isolamento não é fácil para ninguém, mas os impactos do coronavírus não são iguais para todos. Movidas pelo espírito de solidariedade, muitas iniciativas surgiram para proporcionar ajuda em diversos aspectos associados a essa crise.

Em Sapiranga há alguns projetos voltados ao auxílio a pessoas ou comunidades que estejam em situações mais vulneráveis. Sindicatos, empresários e grupos de amigos estão buscando apoio junto à sociedade para arrecadar roupas, alimentos, produtos de limpeza e higiene para quem mais precisa.

Ações unem famílias

O empresário de Sapiranga, Edson Oliveira, através de uma ideia de sua filha Thayla, de nove anos, unius esforços de sua família para entregar sanduíches aos moradores de rua de cidades da região. A pequena Thayla questionava o pai e queria ajudar mais pessoas. Foi assim que surgiu o projeto Sanduba do Bem. Toda sexta-feira à noite, Edson percorre cidades do Vale do Sinos, como Sapiranga, Campo Bom, Novo Hamburgo e São Leopoldo para fazer a entrega do sanduíches a moradores de rua.

Com doações vindas de vizinhos, amigos, pequenos comércios locais e até mesmo de desconhecidos, as entregas são feitas das 22h até a madrugada. “Muitos moradores quando já receberam lanches de outros grupos de ajuda, entendem a situação e dividem com outros o que estão ganhando”, ressalta o empresário.

Já o Projeto Sapiranga sem Fome, que é organizado por Entidades e Sindicatos do município também arrecada alimentos, que são doados em forma de cestas básicas.