Solicitada construção de elevada para Nova Hartz no plano de concessão das rodovias gaúchas

 Nova Hartz – A Audiência Pública organizada pelo gabinete do deputado estadual, Dalciso Oliveira (PSB), na Faccat, foi decisiva para que as lideranças do município sensibilizassem os representantes do Estado para um velho pleito local: a necessidade de readequação do acesso do município pela RS-239. Os vereadores Vagner Surkampf (PSB) e Oseias da Cruz Oliveira (PSDB) marcaram presença na audiência, que contou com o presidente da EGR, Marcelo Gazen.

O porta-voz de Nova Hartz para essa antiga necessidade foi o vereador Vagner, que foi o único representante municipal a usar a palavra. “Não vi na apresentação falar sobre Nova Hartz. Contamos com uma população de 22 mil habitantes, empresas de destaque nacional, e nossa entrada, nosso único acesso, para quem conhece, sabe que é um retorno. O nosso acesso é um retorno. E, ali, só no KM-38 na última década, fiz esse levantamento, aconteceram cerca de 200 acidentes”, frisou o vereador Vagner, que lembrou da luta e do clamor para que o Estado construa uma elevada no trecho. “Não é possível essa situação. Isso tem trancado o nosso desenvolvimento, traz prejuízos à nossa comunidade. É um horror o nosso acesso. Ali é muito ruim”, sentenciou o vereador.

Por sua vez, Dalciso Oliveira, explicou para o secretário Extraordinário de Parcerias, Leonardo Busatto, que este trecho não passa uma semana ou de manhã ou à tarde que não tenha acidente. “É um horror”, reforça.

Vereador explica que acesso principal a
Nova Hartz, na realidade, é um retorno

O vereador Vagner reiterou a necessidade dos representantes do Estado incluírem a construção desse acesso junto ao Plano de Concessões. “A cidade de Nova Hartz possui 22 mil habitantes e está em desenvolvimento. Possuímos planos turísticos para o município e não dá mais para ter um retorno como acesso para uma cidade. Parabenizo pela audiência e convido quem não conhece para visitar o nosso município”, citou Vagner. Dalciso reforçou que Nova Hartz possui grande pujança. “Três empresas empregam 20% da população, empregando moradores de outras cidades”, destacou Dalciso.

Vereadores presentes

Vagner Surkampf, do PSB.
“Através da minha intervenção e conjuntamente com o deputado Dalciso, foi colocado como prioridade a construção do nosso acesso no Plano de Concessão. O momento é agora, se não, ficaremos décadas esperando algo que não virá”.

Juliano Borges Peres, do PP.
“Foi importantíssimo estarmos nessa audiência na Faccat. A região de Sapiranga a Nova Hartz concentra a maior incidência de acidentes. Precisamos aprofundar essa discussão de não contarmos com um acesso de qualidade. Cruzar a RS-239 no nosso acesso, no período da tarde, é uma loteria. Precisamos de um acesso digno como existe em outras cidades”.

Oseias da Cruz Oliveira, do PSDB.
“Foi uma audiência muito importante. Ainda não está definido onde será o pedágio, pode ser entre Araricá e Parobé. Alertamos os técnicos da necessidade de contarmos com uma elevada de acesso à Nova Hartz. Caso não estivéssemos presentes, iríamos aguardar mais 30 anos para contar com um acesso digno para a nossa população”.