Situação calamitosa da escadaria que leva ao Estadual sob análise em Sapiranga

Sapiranga – Alvo de muitas polêmicas nas últimas semanas, a escadaria que liga a Rua Vieira de Castro a Rua Padre Antônio Vieira, a chamada “Escadaria do Estadual”, encontra-se em estado calamitoso. Um trecho da estrutura ruiu, impossibilitando qualquer tentativa de cruzá-la. Ao ser questionada, a Prefeitura informou que um diagnóstico está sendo concluído para determinar a causa que levou à erosão da escada.

Segundo a Administração, o processão não é fácil, visto que foi preciso abrir a escada para encontrar o problema. “Estão trabalhando um técnico, dois engenheiros (para resolver a questão da estrutura e tubulação, junto a Secretaria de Obras) e um arquiteto. Será necessário realizar um projeto técnico e criterioso da escadaria”, cita o texto. Uma possível causa, ainda sem confirmação, está relacionada à tubulação de uma das residências vizinhas, que está chegando direto naquele patamar que ruiu, e após a chuvarada das últimas semanas, a situação se agravou. “Ainda não sabemos o prazo para execução, pois o valor da obra que determinará qual tipo de modalidade será a licitação. Em princípio, será uma obra rápida, pois queremos dar logo acessibilidade às pessoas”, destaca a nota.

Medida paliativa não será adotada

A Secretaria de Planejamento enfatiza que não adotará medida paliativa e que está realizando um projeto sério para solucionar definitivamente o problema da escadaria. “Com o projeto concluído, o próximo passo será encaminhar a licitação da obra, que será realizada com recurso livre do município”, frisa o texto.

Texto e fotos: Sabrina Strack