Dia a dia

Sistema de videomonitoramento em Campo Bom será ampliado para combater criminalidade


  •   
  •  

Campo Bom – Ocorreu na tarde desta quarta-feira, 19, a reunião inaugural do Gabinete de Gestão Integrada Municipal para Segurança Pública (GGI-M), de Campo Bom. Pautada pelo projeto de ampliação e manutenção do sistema de videomonitoramento da cidade, o encontro reuniu representantes do executivo, na pessoa do prefeito, Luciano Orsi, Brigada Militar, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Civil, fiscalização de trânsito, Ministério Público dentre outras secretarias, sociedade civil e defensoria pública. O momento serviu ainda para apresentação do modelo de regimento interno, para posterior avaliação dos membros e planejamento do calendário de reuniões para 2019.

O edital para a locação de 16 novas câmeras com alta capacidade de alcance, resolução e imagem, para substituição das câmeras existentes, danificadas ou obsoletas, assim como a locação de mais 17 câmeras (totalizando assim 33 equipamentos espalhados pela cidade) para ampliação do sistema de videomonitoramento, assim como para a aquisição de postes para a instalação das 17 novas câmeras deve ser lançado no início do ano, ainda em janeiro. Segundo Fabiano Feldes, secretário executivo do GGI-M, a empresa que ganhar a licitação vai ser a responsável pela instalação, sendo que o cabeamento será em fibra ótica. O projeto prevê ainda a locação de equipamentos para a central, com servidor, storage, estação de trabalho, monitores, softwares e tudo o que for preciso para equipar a central de monitoramento, com alta capacidade de operação, visando o ganho de efetividade.



GGI-M É ESPAÇO DE INTERLOCUÇÃO

O Gabinete de Gestão foi criado em 2017 no plano Federal pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), com o objetivo de melhorar a segurança através da articulação dos órgãos federais com estados e municípios. No âmbito municipal, foi criado pelo prefeito Luciano Orsi, através da Lei 4773, de 15/05/2018. O intuito é ter um espaço de interlocução permanente entre as instituições do sistema. O GGI-M em Campo Bom é composto pelo colegiado pleno, coordenado e dirigido pelo prefeito e a instância superior, com funções de coordenação e deliberação, reponsável por decidir quais ações e medidas serão adotadas para combater a criminalidade e prevenir a violência. Ainda Secretaria Executiva, e câmaras temáticas e técnicas. Os membros titulares e suplentes do colegiado pleno foram indicados por suas instituições e nomeados no dia 22 de agosto deste ano. O lançamento do edital para ampliação do sistema de videomonitoramento da cidade faz parte das ações do grupo. As câmeras, cujos locais exatos ainda não foram confirmados, serão espalhadas por toda a cidade, sendo a maioria nos bairros, como Operária, Firenze, centro e nos acessos.

Eles disseram

Luciano Orsi, prefeito de Campo Bom.

“Através do alcance do grupo, poderemos dar um apoio maior e contribuir mais com a segurança. Intuito é fortalecer e usar essa possibilidade legalmente instituída para reforçar a segurança e alcançar o objetivo de ter uma cidade pacífica.”

Clóvis Nei Silva, delegado da PC de Campo Bom.

“O grupo é bom para discutir questões de segurança e propor soluições. As câmeras são sempre importates, para previnir e a captação depois. Mas a prevenção é importante, porque as pessoas acabam evitando de praticar os delitos”.


Cláudio Rocha, assessor jurídico da prefeitura.

“A iniciativa é para que através da integração e aproximação de todas as instituições a gente possa minimizar eventuais vulnerabilidades e unindo as competências poder dar uma resposta adequada para esse problema social, que é muito sério.”

Fabiano Feldes, secretário executivo do GGI-M.

“A secretaria é responsável pela gestão e execução das deliberações do GGI-M. Com o lançamento do edital para locação do sistema de monitoramento, previsto para janeiro de 2019, teremos um grande boom na segurança de Campo Bom.“

Texto: Sabrina Strack

Fotos: Arquivo JR

Criação de Sites Porto Alegre

  •   
  •  
  • 49
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Talvez você se interesse