Sistema de telefonia da Prefeitura de Sapiranga é mais prático e econômico

Sapiranga – Dando continuidade à implementação de um sistema de gestão integrado e mais moderno, a Prefeitura de Sapiranga fez uma substituição na área da telefonia. A mudança aconteceu no final de janeiro e levou aproximadamente quatro dias para estar ativa. Os números para contatos permanecem os mesmos, o que muda é a integração entre as linhas.

O novo sistema telefônico é um programa que utiliza a tecnologia de voz sobre IP, chamado de Voip. A tecnologia Voip permite que o usuário faça chamadas de voz pela internet de banda larga, ao invés de uma conexão analógica tradicional.
O modelo escolhido pelo município de Sapiranga está associado ao uso de uma rede de fibra ótica ligando todos os pontos de atuação da administração pública, são mais de 100, considerando escolas, unidades de saúde, praças e outros, que permite o tráfego em alta velocidade de dados. É esta rede que transportará os dados em formato de voz e imagens do sistema de telefonia IP.
O objetivo da mudança é dar mais praticidade no serviço, por exemplo, não é mais preciso solicitar à telefonista o direcionamento da ligação. Com a disponibilidade da lista de ramais, o próprio usuário contata diretamente o setor desejado. E, se caso não for o setor correto, o atendente mesmo redireciona para outro ramal, não necessitando retornar a ligação para a telefonista, ou desligar e fazer uma nova chamada. Além disso, o novo sistema significa uma economia média de 50% nos gastos com telefonia, já que onde antes haviam linhas independentes, agora há os ramais internos.

Opção tradicional 
Uma visão mais clara do fluxo de ligações também é um recurso importante que o novo sistema oferece. Conforme dados já levantados, as áreas que mais recebem ligações são a Educação, Saúde e Assistência Social. No entanto, mesmo com a automação, ainda há os telefonistas em operação e, para os usuários que preferirem, é possível contatar o telefone (51) 3599-9500 e aguardar esse atendimento tradicional.
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Segunda fase em planejamento
A fase da telefonia é a primeira nesta transição das comunicações para um sistema integrado. Outros serviços estão no planejamento, como explica o gerente de Governança Digital e Inovação da Prefeitura de Sapiranga, Paulo Kayser Junior. “Essa ferramenta não fala só de voz, fala sobre imagens. Então pode abrir uma série de serviços, por exemplo, teleatendimento, telemedicina, tudo isso vai ser possível a partir dessa nova tecnologia. Suporte pedagógico remoto às escolas. É uma janela que se abre, com várias possibilidades”, destaca.
O programa também poderá integrar os aplicativos de mensagem. “É um sistema mais intuitivo e mais completo. Em uma próxima fase esse serviço pode ser integrado com Whatsapp, com Telegram, com outros recursos de mensageiro que seja usado pela população”, projeta Paulo.
Outra possibilidade aberta neste sistema é o de vídeo monitoramento, que já existe em alguns pontos de serviço municipal, mas não de maneira integrada, o que trará mais segurança e efetividade.