Sistema de Ensino Integral foca no desenvolvimento humano e diferencia rede em Campo Bom

Campo Bom – Campo Bom, desde o início deste ano, contabiliza sete escolas com o sistema de ensino em turno integral implementado. A Escola Esperança, localizada no bairro Operária, foi a última da lista a adotar a proposta. Conforme a Secretaria de Educação do município, a educação integral tem como objetivo garantir o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões: física, afetiva, intelectual, cultural e social.O projeto da educação integral é aplicado coletivamente, envolvendo equipe diretiva, professores, estudantes, suas famílias e comunidade. No sistema, o estudante é o centro do processo educativo, em uma proposta de escola contemporânea, inclusiva, que promove a equidade, alinhada à noção de sustentabilidade.
Importante salientar a diferença entre escola de educação integral e escola de turno integral. Atualmente, o município tem sete escolas de Ensino Fundamental integrais, contemplando até o 5º ano. Emílio Vetter, Dona Augusta e Esperança são de Educação Integral. Edmundo Strassburger, Marcos Silvano, Princesa Isabel e Octacílio Fauth são de Turno Integral.

Evolução do aluno em todos aspectos

Simone Schneider, secretária de educação, destaca a preparação do aluno. “Desenvolvendo-o em todas as suas dimensões, contando com a nossa capacitada rede de professores, equipes e pais. É um trabalho coletivo, pensando no desenvolvimento da capacidade do aluno de tomar decisões, na sua autonomia, no seu pensamento lógico, enfim, pensar este futuro cidadão.”

Sistema aprovado

Simone Schneider, secretária de Educação de Campo Bom. “Quando se fala em educação de qualidade, temos que avaliar o que podemos fazer para que o aluno se desenvolva de forma integral e olhar este aluno como um todo, em uma sociedade contemporânea”

 

 

Luciana Mattos Gambino, diretora da EMEF Esperança, em Campo Bom. “A equipe de funcionários de nossa escola entende que o aprendizado acontece em todos os momentos do dia, sejam nas aulas, projetos, nas refeições”.

 

 

 

Turno estendido amplia  permanência do aluno na escola e auxilia aprendizagem

As escolas de educação integral, compartilhando teoria e prática e com oficinas que complementam o aprendizado, enriquecem a formação do aluno e fazem do ambiente escolar um local a ser frequentado também pela família, que auxilia e é agente ativo na educação do aluno. No período do contraturno, por exemplo, que amplia a permanência dos alunos na escola, os jovens têm acesso a ricos momentos de aprendizagem e convivência, alem de fortalecer o estudo em áreas em que dúvidas possam ter permanecido após o conteúdo ter sido apresentado em sala de aula, como nas disciplinas de português e matemática. A educação em turno integral ainda possibilita ao aluno a participação em oficinas artístico-culturais e prática de atividades esportivas.

Diretora avalia

Luciana Mattos Gambino, diretora da da Escola Municipal de Ensino Fundamental Esperança, última a implementar o sistema de educação em turno integral, enviou um depoimento avaliando o funcionamnto do sistema na escola. “A partir de 2019 a EMEF Esperança é uma escola em tempo integral. Nossos alunos ficam mais horas dentro da instituição, o que permite que possamos cada vez mais promover a socialização, a integração e garantir uma aprendizagem escolar qualificada. Buscamos educar nossas crianças com muito cuidado, atenção e carinho, promovendo o desenvolvimento do aluno como um todo, garantindo o direito de aprendizagem de cada um de forma eficaz” destacou.

Entenda a diferença entre educação e turno integral

Educação integral também na Emílio Vetter

A escola de Educação Integral tem uma jornada escolar ampliada. Hoje, nas escolas acima citadas, em Campo Bom, jornada é de 8h30min, com uma organização curricular com diversificação das atividades. Ou seja, o aluno tem aula durante todo o dia, intercalando teoria e prática, com atividades culturais, tecnológicas, de sustentabilidade, esportivas, artísticas, entre outras, com estratégias de aprendizagem mais ativas, construindo conhecimento com sentido e significado para a vida. Destaca-se, neste sistema, que o aluno fica durante todo o dia na escola, o que inclui as refeições, orientadas pelas nutricionistas da SMEC.

Já a escola de turno integral oferece pela manhã as aulas normais do currículo e durante a tarde atividades diversas, oferecendo acolhimento e possibilidade de crescimento e desenvolvimento em ambiente seguro. O aluno pode participar de oficinas como dança gaúcha, projetos esportivos, culturais, sobre o meio ambiente, de culinária. Enfim, são oportunizados diferentes momentos de aprendizagem. Neste tipo de escola, o aluno também fica para o almoço e sai da escola às 16h.

O objetivo da Administração é que, até 2020, todas as sete escolas acima citadas sejam de Educação Integral.

Texto e Fotos: Sabrina Strack