Sistema de câmeras de monitoramento deve passar por manutenção em Campo Bom

Campo Bom – O processo de licitação que tem o objetivo de contratar empresa para a manutenção e locação de serviços de videomonitoramento em Campo Bom deve iniciar ainda neste ano.

O projeto prevê, além da manutenção das atuais 16 câmeras instaladas pela cidade, a instalação de outras 17 pelos bairros, totalizando 33 câmeras. Além disso, o município aguarda outras 16 câmeras com OCR (reconhecimento de placas), que serão adquiridas para o cercamento eletrônico de Campo Bom, processo realizado em conjunto com mais cinco cidades da região, pertencentes a Associação dos Municípios do Vale do Rio do Sinos (Amvrs).

Ainda, a Central de Monitoramento deve ser ampliada e revitalizada, com locação de equipamentos de maior capacidade, como novas telas de monitoramento, armazenamento, servidores e estações de trabalho.

17 pontos novos nos bairros

Os 17 novos pontos vão ser distribuídos nos bairros, em pontos de mais necessidade, onde há maior fluxo de veículos, pedestres, ciclistas, e ocorrências diversas, desde acidentes de trânsito, pequenos delitos, roubos e tráfico.

Detalhes da BM

A Brigada Militar de Campo Bom informou que participa de reuniões e ajustes serão definidos nos próximos dias. “Esses ajustes incluem a troca do equipamento por câmeras mais modernas e para aumentar a quantidade de locais de monitoramento”, disse o capitão Tiago Reimann.

Câmeras e OCR

Em relação as 16 câmeras já existentes e as 17 novas, o projeto prevê a modernização. “Serão instalados equipamentos com tecnologias atuais. Até a nossa central será trocada. Tudo novo, por meio de locação. Estamos preparando o memorial descritivo. Próxima etapa será a definição dos preços. A gente prevê que assim que sair o edital, em 60 dias, essas 16 já estejam 100%”, explica Fabiano Feldes, assessor em segurança pública e secretário executivo do Gabinete de Gestão Integrada Municipal.

As câmeras terão tecnologias diversas, como detecção de ações que estão ocorrendo no instante e tecnologias de investigação, como, por exemplo, definição de alerta para carros de cor vermelha.

O cercamento eletrônico consiste em equipmanetos que serão instalados nas divisas e vias de grande fluxo de veículos da cidade e registrarão a placa de todos os carros que cruzarem a via, sendo que os dados ficarão registrados.