Sistema de bandeiras para flexibilizar retomada gradual da economia será anunciado pelo governador Eduardo Leite

Região – O deputado estadual Dalciso Oliveira (PSB), confirmou que nas próximas horas, ou mais tardar nesta sexta-feira, 1 de maio, um decreto com novas diretrizes para a abertura do comércio no Estado será publicado pelo governador, Eduardo Leite.

Um sistema de bandeiras será adotado para definir quais ações poderão ser tomadas ou não em cada município. Funcionará da seguinte maneira:

Assim a relação entre estes três fatores: nível da cidade, nível da atividade e cumprimento dos requisitos, definirá a possibilidade, ou não, de abertura de determinados estabelecimentos e atividades. “Então mesmo o estabelecimento que tem uma bandeira vermelha, estando numa cidade verde e cumprindo com aquelas restrições necessárias para abrir aquela atividade vermelha, ele poderá fazer na cidade verde; a recíproca é verdadeira, quem tiver a bandeira verde dentro da cidade vermelha, a cidade cumprindo com aquele requisito, ele poderá abrir”, explicou Dalciso.

Há semanas os municípios vêm pedindo ao governador Eduardo Leite medidas para a flexibilização da economia, de acordo com as situações de cada cidade. “Não faz sentido, por exemplo, que Porto Alegre, Capela de Santana e Santo Antônio da Patrulha, municípios com situações tão distintas, terem as mesmas regras de enfrentamento da pandemia”, ponderou, o também deputado, Fábio Ostermann.