Sine de Sapiranga sofre com faltas das agendas programadas

Foto: Bruno Morais

Horários vagos, agendamento que não é cumprido e documentos na espera por seus donos. Esse é o atual cenário do Sine do município do Vale dos Sinos.

 

Com o risco de diminuir sua capacidade de atendimento com a perda de uma de suas máquinas, o Sistema Nacional de Emprego de Sapiranga pede para que os contribuintes da cidade que solicitam a confecção de seus documentos de identidade realizem o processo de forma completa: comparecendo na agência após o agendamento, realizando o pagamento e, no decorrer de sete dias úteis, retornar até o local para retirada de seus documentos. Conforme cita a coordenadora Simoni Haag, “um fato muito importante, essas carteiras de identidade ficam apenas 180 dias conosco”, cita, pois após o término do prazo, os documentos são encaminhados ao Instituto Geral de Perícias (IGP-RS) e, posteriormente, incinerados. Com isso, há a necessidade do solicitante realizar novo processo de confecção, indo até a agência, realizando o pagamento para a mesma e aguardar, novamente, o prazo de sete dias úteis. “Isso é um custo extra para o contribuinte, porque se ele (contribuinte) não retirar dentro do prazo, vai ter que pagar novamente para fazer uma segunda via”, explica Giovani Jesus, responsável pela confecção dos documentos no Sine Sapiranga.

Outro fator reincidente que vem ocasionando problemas na agência é o comparecimento apenas de mulheres após o matrimônio. “O homem também tem que atualizar no sistema que está casado”, cita Giovani, enfatizando a necessidade de ambos reajustarem seus RGs.

Apelo aos contribuintes

Simoni Haag, coordenadora do Sine, cita: “A gente queria fazer um apelo aos munícipes que marcam na agenda para virem fazer as suas identidades e não comparecem. Estamos arriscando perder uma de nossas máquinas no nosso posto por não fazer um total de RGs por dia”. Giovani Jesus, servidor municipal, também faz um pedido aos solicitantes: “Peço que quem marcar, venha até aqui. Não deixe o horário marcado tirando o espaço de outro, que muitas pessoas precisa. Temos vários horários de um dia para o outro, é só ligar aqui para agência que a gente agenda”.

Outro fator que vem dificultando o trabalho da agência e impedindo que a instituição confeccione o número de RGs estabelecidos para um dia são os documentos apresentados pelos solicitantes para produção das identidades. Em várias oportunidades, as certidões que chegam até o Sine estão rasgadas, rasuradas, plastificadas ou com problemas de identificação, o que impossibilita a realização das carteiras de identidade. “A questão também da documentação, tem que estar em perfeitas condições”, cita a coordenadora Simoni Haag, dando ênfase, ainda, ao fato de que a equipe não pode aceitar os documentos com alguma imperfeição, conforme as normas de funcionamento do Sine.