Sine de Sapiranga está com grande procura para confecção de Identidades

Atendimento para confecção do documento ocorre de segunda a sexta (Fotos: Melissa Costa)

Sapiranga – Mesmo em meio à pandemia e a todas as dificuldades impostas por ela, o trabalho na Agência Sine, de Sapiranga, com solicitações de confecção de RG, segue em ritmo acelerado. A diretora da agência, Simoni Haag, ressalta a grande demanda de atendimentos e também a agilidade em prestar o serviço através da sua equipe. Somente no mês de junho, foram entregues 361 documentos, assim como foram confeccionadas mais 390. “Em janeiro, por exemplo, que é um dos meses de maior demanda, foram quase 500 (494) confeccionadas. Neste mês, muita gente está de férias e aproveita o tempo mais livre para buscar a nova confecção do documento”, conta Simoni.

 

Em Sapiranga, a agência não encaminha apenas o documento de moradores locais, mas de todos os municípios. “Esse é um dos nossos diferenciais. O IGP é apenas um, de Porto Alegre, então, não tem motivo para não atender moradores de outras cidades”, complementa ela, citando que já atendeu pessoas de Porto Alegre, Dois Irmãos, Morro Reuter e São Leopoldo.

Atendimentos são feitos mediante agendamento de segunda a sexta-feira

O agendamento para a confecção do documento deve ser feito pelo telefone (51) 3599-3487 e o atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, sem fechar ao meio-dia. Por dia, em média, são efetuadas aberturas de 25 protocolos. “Logo que abrimos a demanda de atendimentos para pessoas de fora, tivemos receio de que não daríamos conta, mas está tranquilo; estamos conseguindo atender bem e com rapidez”, conta a diretora, reforçando que o espaço do Sine em Sapiranga conta com duas máquinas para a coleta de informações e solicitação da confecção, além de quatro profissionais, sendo um deles uma estagiária. “Sabemos que muitos municípios contam com apenas uma máquina e equipe reduzida, e tendo esse suporte maior, conseguimos atender mais pessoas”, completa. Através de uma nova portaria, no documento de Identidade, também pode constar os números do Cartão Nacional de Saúde, Carteira de Trabalho, Título de Eleitor, CPF, tipo sanguíneo, entre outras informações. “Indicamos isso no momento da abertura do protocolo e muitas pessoas estão querendo essa inclusão”.

“Prestamos um serviço de excelência”, diz diretora

O prazo para a conclusão e retirada do documento é de sete dias, no entanto, Simoni conta que o processo tem sido mais ágil. “Normalmente, estão ficando prontas antes dos sete dias”. O trabalho prestado em Sapiranga, segundo Simoni, é diferenciado. “É um serviço com excelência. Muitas pessoas que vêem de fora, elogiam. Não porque eu estou dizendo, mas a gente vê a satisfação das pessoas quando saem daqui, agradecendo o atendimento. Na hora de colher as digitais, é um trabalho minucioso, principalmente com crianças, é preciso ter paciência para coletar digitais e tirar foto. A criança, as vezes, começa a chorar e é preciso acalmá-la. E, para isso, por exemplo, nossa equipe tem se dedicado”.

É importante ressaltar que para a confecção do RG, é preciso apresentar certidão de nascimento, casamento ou de casamento com averbação de divórcio em perfeito estado. “Sem nada de rasuras ou manchas, isso é uma exigência do IGP. Por exemplo, os documentos também não podem estar plastificados, o que muitas pessoas têm feito. E também é necessário o documento original”. Uma preocupação da equipe é quanto as faltas das pessoas. “Em um dia, de 25 agendamentos, 11 pessoas faltaram. Às vezes, de última hora, conseguimos incluir mais alguém, mas isso é ruim, pois acaba retirando espaço de outra pessoa naquele dia”.