Sindicato em Nova Hartz cobra pagamento do RPPS

Previdência | Servidores fizeram protesto e cobram parcelas em atraso há três meses pela Prefeitura

Nova Hartz – Parte dos servidores públicos do Município organizou um protesto, semanas atrás, cobrando que a Prefeitura honre o pagamento das parcelas patronais e dos 11% que é descontado em folha dos servidores ao Regime Próprio de Previdência Social dos Servidores Efetivos do Município de Nova Hartz/RS (RPPS). O montante da dívida chega aos R$ 539.037,74 e são referentes aos meses de julho, agosto e setembro. A Prefeitura alega que são duas parcelas em atraso e que a terceira parcela vence apenas no dia 20 de novembro. O sindicato alega que se os repasses não forem saldados até 20 de novembro, serão quatro parcelas patronais em atraso e duas dos servidores.

Rodrigo Brazeiro, tesoureiro do Sindicato dos Servidores, acredita que a parte dos servidores será colocada em dia. “Os valores da parte patronal, há rumores de que a Prefeitura irá parcelar”, cita.

Prefeitura reconhece débito e avalia atos

Em contato com o secretário de Gestão, Desenvolvimento Econômico e Relações Institucionais, Adrione Britto, foi explicado que o pagamento dos débitos junto ao RPPS dependerá da entrada de recursos de uma ação judicial contra uma instituição e na qual a Prefeitura reivindica o pagamento de ISS atrasados. “Essa ação possui quase um ano e meio e está em fase de execução, mas sem uma data marcada para entrar o recurso”, conta. Questionado sobre as razões que forçaram o município a não quitar as parcelas com o RPPS, Adrione explicou. “Nosso fluxo de caixa não permitiu devido a uma série de investimentos que o Município fez. Somos o município que mais concedeu reajuste aos servidores (13% em 2016). Tínhamos uma expectativa de receita e teremos um orçamento menor do que planejamos em 2015”, pondera.