Sindicato dos Sapateiros de Campo Bom terá primeira mulher na presidência em 62 anos

Em eleições realizadas nesta terça e quarta-feira, 18 e 19, o Sindicato dos Sapateiros de Campo Bom, mobilizou a categoria sapateira que participou ativamente de um momento histórico para a entidade, quando além de se repetir, na Chapa 1, única apresentada, a maioria de mulheres para o Conselho Geral, pela primeira vez em 62 anos de existência o Sindicato terá uma mulher na presidência, através da atual Secretária dos Assuntos da Mulher Sapateira, Maria Regina Knevitz de Mello.

 

O atual presidente Vicente Selistre, em nome do empoderamento, da igualdade e do fortalecimento do coletivo, apresentou e defendeu a proposta que foi aprovada pela atual coordenação política do Sindicato. “O respeito pela promoção das mulheres e da defesa do direito a igualdade na vida profissional, familiar e na sociedade deve ser colocado em prática a cada dia em todas as nossas áreas de atuação e militância social e política” afirma Vicente Selistre, que ocupará a vice presidência.

Regina Knevitz teve seu nome confirmado nas urnas pelos sapateiros e sapateiras que compareceram para votar, como presidenta da entidade pelos próximos três anos.

Regina destaca a importância para as mulheres trabalhadoras ter no seu Sindicato uma mulher para representa-las na entidade. “Como presidenta de um sindicato que tem história na valorização da mulher, pretendo dar continuidade ao trabalho do Vicente, agora com um olhar feminino, ressaltando sempre o apoio de todos os colegas de diretoria”.

O Conselho Geral eleito conta, além de Regina Knevitz como presidenta e Vicente Selistre como vice-presidente, com os seguintes nomes:

Diretoria Efetiva: Marcelo Freitas, Secretaria Geral; Elias de Mello, Tesouraria; Luciane Severo, Diretoria de Assuntos da Mulher; Silvana Selistre, Diretoria de Assuntos da Saúde; Loeci Machado, Diretoria de Assuntos dos Aposentados; Tiago Souza, Diretoria de Assuntos de Educação Sindical; Júlio Lopes, Diretoria de Imprensa e Divulgação.

Diretoria Suplente: Pâmela da Silveira, Tatiana Reis, Juarez Flor, Estela Martins, Janete Bergmann, Samuel de Souza, Diego dos Santos, Andrieli da Silva e Jaqueline de Oliveira.

Conselho Fiscal Efetivo: Claudio Wagner, Tatiane Gomes e Juliana Lima.

Conselho Fiscal Suplente: Vilson Anhaia, Valdir Fernandes e Terezinha Knob

Comissão de Aposentados: Terezinha Caetano, Arlindo Muller, Jandira Carvalho, Idoaldo Nardes, Loiva Brentano e Otto Huhnfleisch.

Devido a pandemia, as eleições seguiram todos os protocolos sanitários, com uso obrigatório de máscara, disponibilidade de álcool em gel e afastamento, tanto nas urnas que estiveram instaladas na sede do Sindicato, como nas urnas que estiveram nas empresas, reforçando e priorizando o cuidado com a saúde do trabalhador e da trabalhadora. O processo eleitoral foi coordenado pela Comissão Eleitoral, formada pelo presidente da Federação dos Trabalhadores da Indústria do Calçado e Vestuário do Estado do Rio Grande do Sul, João Pires, presidente da Associação dos Servidores Públicos Municipais de Campo Bom, Paulo Gambim, sapateiro aposentado sindicalizado, Omar Freitas e a presidenta do Sindicato dos Operadores de Telemarketing e Rádio Chamada do Estado do Rio Grande do Sul, Crislaine Carneiro.

Lideranças sindicais de diversos sindicatos da região estiveram participando da eleição como mesários conforme determinação do regimento eleitoral da entidade.