Sinalização com técnica especial traz mais durabilidade e segurança em Sapiranga

Sapiranga – Está em andamento no município o trabalho da nova demarcação viária utilizando a técnica de ‘pintura termoplástica por extrusão’, ou pintura quente, como é conhecida. Esse tipo de aplicação representa maior durabilidade na sinalização das faixas de pedestre e linhas de retenção, sendo feita em algumas das ruas de maior circulação na área central da cidade.

A pintura por extrusão tem secagem rápida, necessitando uma interrupção muito breve no trânsito. Além disso, a demarcação deve durar cerca de cinco vezes mais tempo do que com a técnica comum, proporcionando também economia de recursos. Uma empresa especializada está realizando o trabalho que começou no início deste mês.

O investimento na sinalização viária é de R$ 334.805,00, somando um total de 2.308 metros quadrados. A aplicação deve acontecer ao longo do mês, podendo sofrer alterações em razão das condições climáticas. Os recursos utilizados são do caixa da Prefeitura de Sapiranga.

Inovando na cidade

O secretário de Planejamento, Habitação, Segurança e Mobilidade, Maurício Regla, tem acompanhado de perto o processo de pintura das novas faixas de segurança. “Estamos inovando, trazendo para a cidade uma técnica diferente na sinalização viária, que é um pintura quente, com pó de vidro, para também ser mais reflexivo na parte da noite”, comenta o secretário.

ONDE A PINTURA É FEITA

Maurício pontua que a nova pintura exige investimento um pouco maior, mas a durabilidade também é de muito mais tempo. “O custo/benefício deste material deixa para a cidade um tempo médio de cinco anos sem precisar pintar novamente as faixas de segurança e as linhas de retenção”, disse ele.

A pintura abrange a parte central, na Padre Reus, Av. João Corrêa e Av. 20 de Setembro. Na Av. 20 está sendo feito o trecho entre a Alberto Schmitt até a rua 25 de Julho. E, além disso, toda Presidente Kennedy, no Centro, e no bairro São Luiz, até chegar na Ernesto de Paula. São as vias de maior fluxo no município.

A nova sinalização é feita de forma rápida e em três etapas. Primeiro, os profissionais fazem a demarcação da linhas, seguido da colocação do material especial e, por fim, é feita a limpeza das margens de todas as faixas e linhas de retenção.