Seu Imposto de Renda pode ajudar entidades beneficentes da região

Auxílio | Contribuinte pode doar parte do IR devido à entidades filantrópicas. Pessoas física e jurídica podem fazer doações

Região – Os contribuintes têm até dia 28 deste mês para apresentar sua Declaração de Imposto de Renda – e podem fazer desse processo um ato de solidariedade. Durante a própria declaração, se for no modelo completo, a pessoa pode destinar até 3% do valor que deve à Receita Federal aos fundos que irão beneficiar uma entidade ou ONG de sua escolha. Não há perda de valores para o contribuinte: quem destinar parte do seu IR para uma entidade estará apenas direcionando a Receita a aplicar o dinheiro que é devido para auxílio de uma causa específica.

Na região, entidades como Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs) – que estão presentes em Araricá, Campo Bom, Nova Hartz e Sapiranga – e Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos (APADA) – que fica em Sapiranga, mas atende os demais municípios – podem receber esse tipo de contribuição através do Imposto de Renda.

Na APAE de Sapiranga

A diretora financeira Marcia Foscarini, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Sapiranga, conta que esta será a primeira experiência da entidade sapiranguense com esse tipo de arrecadação. “Imagino que vamos conseguir ter uma boa arrecadação. A pessoa deve fazer a doação ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente de Sapiranga e depois nós solicitamos ao Fundo essa verba. Mas a pessoa deve nos enviar uma cópia do comprovante da doação através da DARF 3351 para nosso e-mail, pode ser por scanner ou fotografando o comprovante”, explica Marcia.

APADA de Sapiranga atende toda a região

Outra entidade que pode receber esse tipo de doação é a Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos (APADA) de Sapiranga. “Depois das doações, faremos um projeto para o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, para recebermos a verba. Atendemos não só Sapiranga, mas o Vale dos Sinos”, diz Mariane Soster.

APAEs recebem doações

– A APAE de Campo Bom também recebe esse tipo de doação, e já participa desse tipo de campanha há um tempo. “Ano passado, conseguimos arrecadar R$ 22 mil, que nos ajudou especificamente no pagamento do décimo terceiro dos funcionários”, comenta Ana Cláudia Santos Hausladen, diretora da APAE campo-bonense.

– A APAE de Araricá também já tem experiência com esse tipo de doação: basta o contribuinte direcionar o valor para o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente, e a entidade será beneficiada.

– Na APAE de Nova Hartz, a diretoria está encaminhando projeto e habilitando a entidade, para que possam estar aptos a receber doações através dos pagamentos de Imposto de Renda dos contribuintes. A ideia é ainda neste ano poderem receber os valores.

Crédito da foto: APADA/Sapiranga