Setembro Amarelo: mês de prevenção ao suicídio

Faixa foi colocada em frente ao Centro Administrativo Foto: Laura Poersch Schommer/ PMCB

Por CAPS Campo Bom

Campo Bom – Os pacientes que forem se consultar nas unidades de saúde de Campo Bom no mês de setembro vão receber uma orientação diferenciada dos agentes de saúde. Começou a campanha do Setembro Amarelo e, com ela, a necessidade de se reforçar ações de prevenção ao suicídio. Durante todo o mês de setembro, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e de Estratégias Saúde da Família (ESF) de Campo Bom irão desenvolver atividades a fim de promover a campanha, seja entregando materiais informativos, transmitindo vídeos ou conversando com os pacientes que aguardam atendimento na sala de espera.

 

Para a secretária municipal de Saúde de Campo Bom, Suzana Ambros Pereira, a importância da saúde mental sempre deve ser enfatizada, mas se torna ainda mais essencial durante o período de pandemia do coronavírus. “Nesse momento em que ficamos mais introspectivos, no isolamento físico e até mesmo social, é fundamental que as pessoas se deem conta de como é importante investir no lado emocional. Temos que buscar o equilíbrio, coisas que possam preencher e dar sentido e significado à vida”, destaca.

 

Se precisar, procure ajuda

O paciente que precisar de qualquer tipo de apoio emocional pode buscar os canais de atendimento específicos para assistência psicológica, como o CAPS, no telefone 3585-1644, e o Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo número 188. Além disso, os agentes de saúde do Município, ao encontrarem em suas visitas domiciliares situações nas quais é necessário o acolhimento, direcionarão os pacientes para as unidades de saúde, onde os profissionais estão preparados para fazer o encaminhamento necessário.

 

Saúde mental no isolamento

Uma das psicólogas do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Campo Bom, Ivana Blos, afirma que, durante o período da pandemia, percebeu que os pacientes lhe apresentaram mais queixas de ansiedade, insônia, fobias, sentimento de solidão, conflitos de relacionamento e sintomas de depressão, por exemplo. A profissional aponta algumas dicas para que a população mantenha seu psicológico estável e saudável durante o período de isolamento social. “É importante aproveitar o momento para fazer uma reflexão através do atendimento em saúde mental e para a realização de possíveis mudanças. Aproveitar para fazer uma interiorização em busca do fortalecimento emocional através de uma escuta qualificada. Descobrir nesse processo potencialidades, até mesmo através da criatividade. Por meio do acolhimento humanizado, se perceber como sujeito de sua vontade e da direção do seu caminho”, orienta a psicóloga.

 

Girassol como símbolo da campanha

A casa de saúde que inaugurou as atividades alusivas à campanha em Campo Bom na manhã dessa terça-feira (dia 1º) foi a ESF Quatro Colônias. No espaço, agentes de saúde entregam uma mensagem de conforto aos pacientes junto a um pacotinho de sementes de girassol. Os profissionais fazem uma apresentação aos pacientes e explicam qual é o significado da flor de girassol na campanha do Setembro Amarelo. “Essa flor tem como característica buscar a luz do sol, mas nos dias nublados, o girassol não abaixa a ‘cabeça’ e murcha. Eles se viram de frente um para o outro, buscando no outro a energia e a força que precisam. É essa mensagem que queremos passar para as pessoas”, explica a agente de saúde Rosa Valensuela.

 

Dicas de saúde mental