Servidores do Judiciário de Sapiranga realizam protesto contra medidas do governo do Estado

Sapiranga – Cerca de 15 servidores do Poder Judiciário de Sapiranga realizaram uma paralisação em frente ao Fórum da cidade, na manhã desta sexta-feira (25), entre as 9h e as 10h. Conforme os servidores, o grupo é contra o pacote de medidas anunciado pelo governo Sartori na segunda-feira (21). Também nesta sexta-feira, está ocorrendo uma manifestação dos servidores públicos estaduais (executivos, legislativos e judiciários) em Porto Alegre, a partir das 13h.

De acordo com Valter Assis Macedo, oficial escrevente que trabalha em Sapiranga, servidores de todo o Estado estão organizando protestos e paralisações nesta sexta-feira. “Nós escolhemos fazer dessa forma, e pretendemos enviar servidores à Porto Alegre nas próximas semanas, todas as terças e quarta-feiras, quando ocorrerão reuniões da categoria”, explica o servidor.

Entre as medidas citadas pelos servidores do judiciário como prejudiciais aos seus direitos, estão a PEC 55/2016 (antiga PEC 241), a Reforma da Previdência e trabalhista. De acordo com os servidores, há cerca de 1.900 cargos vagos para os servidores do judiciário e mais 100 novos juízes, que com as medidas permanecerão vagos. Os servidores também protestam contra os parcelamentos dos salários e contra a redução dos repasses ao judiciário.

Propostas que os servidores do Poder Judiciário rejeitam

1 – Os projetos do governo do Rio Grande do Sul que retiram direito dos trabalhadores do serviço público

2 – Contra o aumento da contribuição da previdência

3 – Contra o parcelamento de salários (que passa a afetar também os servidores do judiciário)

4 – Contra a redução do repasse ao Judiciário

5 – Pelo preenchimento dos mais de 1.900 cargos vagos para servidores e mais de 100 novos juízes.