Serviços e estrutura do Lauro Réus são ampliados

Campo Bom – O Hospital Dr. Lauro Réus está prestes a completar um ano sob a gerência da Associação Hospital de Caridade São Roque, de Faxinal do Soturno. Desde que o contrato entre a Prefeitura de Campo Bom não foi renovado com o Sistema de Saúde Mãe de Deus (antigos administradores), uma série de medidas para qualificar a estrutura física e de atendimento especializado da casa de saúde estão em andamento no Lauro Réus.
As antigas paredes exigiram uma reforma para atender os padrões sanitários determinados pelo Estado. “Todos os corredores, o bloco cirúrgico, a emergência, quartos e salas receberam melhorias e pintura nova”, destaca o  diretor administrativo do Hospital Dr. Lauro Réus, Flavio Stona. Outra ação que qualificará a estrutura física da casa de saúde é a troca das janelas. Posteriormente, a pintura externa será feita, o que deve ocorrer nos próximos 30 dias.
Ainda quando a Prefeitura mantinha contrato com o Sistema de Saúde Mãe de Deus, uma autoclave, equipamento que permite a esterilização dos materiais usados nos procedimentos hospitalres, chegou para o Hospital, mas há poucos meses, efetivamente, entrou em operação. “A esterilização que era terceirizada, agora, é feita dentro do próprio Hospital. Isso gerou uma economia e trouxe mais segurança, diminuindo os riscos de bactérias e infecções entrarem no Hospital”, assegura Flavio.
Para os próximos meses, a intenção dos gestores é viabilizar a construção de uma lavanderia e de uma cozinha para o Hospital Dr. Lauro Réus. “Buscaremos recursos no Estado e na União para esta etapa”, confidencia Flavio.
Fim do calor
Outra importante conquista para os usuários foi a instalação de climatização em todos os quartos e espaços do Hospital Dr. Lauro Réus. Mais de 30 aparelhos de ar condicionado foram instalados nos quartos e salas.
Estatísticas dos primeiros 11 meses da nova administração do Lauro Réus
3.900 internações. Média de 350 mensais
91% dos atendimentos é pelo SUS
1.759 Cirurgias realizadas. Média de 160 mensais
2.100 Atendimentos urgência/emergência. Média de 70 por dia
54.146 Atendimentos de nível ambulatorial (consultas eletivas, exames e pequenas cirurgias. Média de 4.900 por mês
220.000 Exames laboratoriais realizados. Média de 20 mil todos os meses.
9.500 Exames de radiologia. Média de 1.775 mensais.
450 Exames de tomografia.
85 Exames de ressonância magnética
285 Funcionários
68 Deles são médicos.
Avaliação positiva
O secretário de Saúde de Campo Bom, Jerri Moraes, valoriza os novos exames e serviços que estão sendo oferecidos à população. “Estamos em busca de um tomógrafo para qualificar ainda mais o atendimento”, cita. Jerri cita as melhorias no acolhimento de familiares dos pacientes como outro ponto melhorado.