Serviços de streaming tiram audiência dos canais de televisão aberta

Tendência | Netflix e afins ganham cada vez mais espaço entre o público

Se compararmos os índices da semana 15 do ano passado (de 7 a 13 de abril) com o mesmo período deste ano – a semana dos dias 6 a 12 de abril -, a audiência da Rede Globo vem, pouco a pouco, sofrendo quedas. Nesse período do ano passado, seu programa mais assistido, a novela Em Família, alcançava um percentual de 27% da audiência de televisão aberta brasileira. Entre 6 e 12 de abril de 2015, o programa com maior audiência foi o Big Brother Brasil, com 26%. Se compararmos os dados da terceira semana de abril, em 2014 a novela Em Família garantiu os 27%, enquanto entre 13 e 19 de abril deste ano, a novela Babilônia atingiu apenas 24% da audiência. E estamos falando de uma empresa que atingia médias de 37% de audiência em 2012, com a novela Avenida Brasil.
Isso quer dizer que o público brasileiro deixou de passar tempo na frente da televisão? Não necessariamente. Quer dizer, que o público encontrou novas opções. Nos Estados Unidos, canais tradicionais registram uma queda de audiência de cerca de 12% neste ano, se comparado ao ano anterior. Em 40% dos lares americanos, encontramos pelo menos um tipo das “novas opções” discutidas antes: o serviço via streaming, como Netflix e Hulu, que transmitem séries e filmes via internet para os televisores dos consumidores. Com custo máximo de R$ 26,90 por mês, não é de estranhar que os brasileiros estejam acompanhando a tendência dos norte-americanos e virando adeptos do Netflix. 
Tv por assinatura nos lares brasileiros
Além dos serviços de vídeo via streaming, como Netflix, Hulu e Amazon Instant Video, é possível observar um aumento no número de residências brasileiras que aderiram a TVs por assinatura, como alternativa à programação da TV aberta. Segundo o indicador “Densidade dos Serviços de TV por Assinatura” do IBGE, nosso país fechou março de 2015 com 19,76 milhões de acessos de TV por assinatura, 1,31 milhão a mais que em março de 2014.
Para  não ficar atrás, emissoras como NBC, CBS e HBO (a qual os brasileiros têm acesso através do canal por assinatura Sky) estão lançando seus próprios serviços de vídeo por streaming e aproveitam esse mercado em ascensão. O serviço da HBO, o HBO GO, transmite seriados, filmes, documentários e outros programas do canal HBO/IMAX, que os assinantes podem acessar em qualquer lugar, seja na tela do tablet ou do smartphone, Android ou iOS.