Sergio coloca Araricá no rumo e anuncia bandeiras da AMVRS

Aos 52 anos, o prefeito Sergio Delias Machado (PMDB), assume mais um grande desafio na sua vida pública. Além de decidir sobre os rumos de Araricá, em 2015, ele estará à frente de uma das mais importantes entidades do Estado: a Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos (AMVRS), que reúne 12 municípios (entre eles São Leopoldo e Novo Hamburgo, os mais populosos da região).
Mas, na realidade, o seu trabalho como presidente da AMVRS já começou. “No próximo dia 17 participo de um encontro com o governador eleito, José Ivo Sartori (PMDB), e apresentarei as demandas urgentes da região, como o Hospital Regional, na área da saúde, e o Presídio Regional do Vale do Sinos, na área da segurança”, anuncia. Sergio acredita que os índices de violência passaram do nível da razoabilidade. “Nos primeiros meses de 2015, através da AMVRS, estarei representando os prefeitos que integram a entidade para entregar a solicitação da construção de um Presídio Regional. Assim como nos preocupamos com a saúde, precisamos estar atentos às questões pertinentes à segurança pública”, justifica.
Gestor consciente da necessidade de zelar pelas finanças públicas, Sergio Machado anuncia que pretende construir em conjunto com os demais prefeitos (as) a implantação de um consórcio para compra de materiais de consumo rotineiros das prefeituras. “Quem compra isoladamente, paga um preço. Agora, comprando em grandes quantidades, se obtém preços melhores”, projeta o prefeito.
Sergio defende: “Município com presídio é município seguro”.
“Precisamos trabalhar o tema da construção de um presídio regional fortemente”. A frase do prefeito Sergio Machado encontra retaguarda e apoio com praticamente todos os prefeitos. Sergio esclarece que a região do Vale do Sinos possui uma demanda de mais de mil vagas no sistema prisional. “O Vale do Sinos necessita de um presídio, de regime fechado, para o preso primário. Onde ele possa trabalhar e cumprir sua pena”, comenta.
Outro gargalo que a falta de estrutura carcerária na região acarreta aos Municípios é a viabilização de transporte para esposas e parentes dos presos visitarem seus familiares. “Municípios com presídio têm mais infraestrutura, mais policiais e mais segurança”, explica.
Entre os principais argumentos utilizados pelo prefeito na defesa de um presídio regional é de que o atual sistema prisional está falido. “O atual modelo não recupera ninguém. Quando o preso primário entra no presídio, ele precisa se integrar à uma facção. E quando sai, precisa pagar as dívidas que contraiu dentro do presídio. E isso se faz com roubos, gerando a insegurança que todos nós conhecemos” sustenta.
Dívidas liquidadas e município nos trilhos
“Agora, estou muito feliz. Recebi um Município desorganizado e desestruturado”. Sergio Machado não mediu palavras para descrever o início do seu governo à frente da Prefeitura. “Paguei mais de 1 milhão de reais em 2013 de dívidas. Somente neste ano foram mais de 500 mil reais. Sem contar as dívidas de INSS, que ultrapassavam a cifra de R$1.200.000,00 milhão”, conta.
Entre os fatores que permitem o prefeito acreditar que o seu governo está no caminho, estão importantes ações colocadas em prática ao longo dos últimos 20 meses. “Resolvi problemas crônicos de enchente nas ruas Camobi e José Antônio de Oliveira Neto, que atormentavam os moradores. As estradas de chão de Araricá recebem rotineiramente melhorias e ensaibramento”, cita.
Mas, a menina dos olhos do prefeito, sem dúvidas, é a implantação do Sistema de Abastecimento de Água. “Fizemos diversas alterações no projeto original. A obra só não está mais adiantada em razão das alterações solicitadas pela Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), comenta o prefeito.
Melhorias não param em Araricá, e vem mais
Na semana passada, o prefeito foi até Brasília e voltou com mais uma boa notícia para o futuro do Município, que refletirá também no meio ambiente. “Assinei um pré-contrato no Ministério das Cidades, de R$ 12.700.000,00 para a construção de um sistema de tratamento de esgoto no Município”, anuncia.
Outra área que continuará avançando nos próximos meses em Araricá é a qualificação de passeios públicos nos bairros. “Em breve, deve iniciar a construção de passeios públicos em mais dez ruas”, adianta o prefeito.
O parque de máquinas, área sucateada e que no início do ano chegou a afetar os serviços sob a responsabilidade da Secretaria de Obras e da Agricultura, passou por uma reestruturação. Graças a recursos do Governo Federal. “Nos últimos meses recebemos uma motoniveladora (patrola), um caminhão-caçamba (truck) e de uma nova retroescavadeira. Além destes equipamentos, uma nova ambulância também foi comprada para a Secretaria de Saúde. Ainda qualificamos a frota do Município, com quatro automóveis Spin, onde a Prefeitura entrou com uma contrapartida de 30%”, aponta o prefeito de Araricá, Sergio Machado.