Caroline Waschburger
Sapiranga – Por dia, cerca de 47 toneladas de resíduos são coletados no município de Sapiranga. Destes, geralmente, apenas 8% são resíduos recicláveis. Isso costuma acontecer porque, na maioria das vezes, o lixo vem muito misturado e não há a possibilidade da separação dos rejeitos.
Apesar do calendário com os dias da coleta seletiva estar no site da Prefeitura e ser divulgado com certa frequência, além da conscientização sobre a separação correta do lixo nas escolas, a secretaria municipal do Meio Ambiente e Preservação Ecológica chama a atenção dos moradores para que se atentem à separação do lixo orgânico/úmido do lixo seco/seletivo. “O bairro que menos separa é o Centro. Não sabemos o porquê. Nos demais bairros, é mais comum o lixo vir separado”, comenta a secretária do Meio Ambiente, Rosane Reichert.
A secretária ainda destaca a importância da reciclagem do lixo e relembra que “não existe realmente colocar fora, todos os resíduos vão parar em algum lugar.”
CETRISA
Para melhorias na CETRISA, foi adquirido recentemente uma nova prensa para os resíduos recicláveis. Em construção, há também uma nova estrutura que deve colaborar para o descarte do lixo orgânico e rejeitos. A estação de transbordo facilitará o descarte dos resíduos dos caminhões diretamente para dentro dos contêineres que serão levados à CRVR, empresa que possui um aterro licenciado em São Leopoldo.
Colabore para uma cidade mais limpa: separe o lixo corretamente
Sugere-se separar o lixo da seguinte forma: lixo seco: papéis, jornais, plásticos, garrafas, caixas e vidros (colocar em jornais ou dentro de garrafas PET); lixo orgânico: restos de comida, cascas de frutas e verduras, erva-mate, papel higiênico e fraldas; óleo de cozinha: dentro de garrafas pet.
Todo material encaminhado para coleta deve estar embalado em sacos ou sacolas e pesar, no máximo, 25 kg; Vale lembrar que os funcionários da coleta não são responsáveis pela limpeza das lixeiras (resíduos soltos), por isso, é importante ficar atento aos dias e horários da coleta, para que as embalagens não fiquem por muito tempo nas lixeiras e possam ser abertas por catadores ou rompidas por animais. O calendário de coleta, bem como descarte de itens específicos, pode ser conferido no site da prefeitura municipal e através do link www.sapiranga.rs.gov.br/servico/view/22/coleta-de-lixo.
A secretária Rosane também faz um apelo à população para evitar misturar os resíduos, como por exemplo, descartar erva-mate dentro de garrafas pet, entre outros, pois esse tipo de mistura dificulta ou impede o trabalho de reciclagem.