Seminário da CDL Sapiranga oportuniza novos conhecimentos para empresários entenderem modificações do novo consumidor

Sapiranga – O 5º Seminário Desafios e Oportunidades, da CDL Sapiranga com patrocínio da Sicoob e apoio do Sebrae/RS e a Prefeitura lotou o Centro de Cultura, na terça-feira (9). A primeira palestra foi com Fabiano Zortéa, que trouxe as novidades da NRF 2019 com o tema O novo varejo: inovações na prática. A NRF é a maior convenção de varejo do mundo, que ocorreu em janeiro em Nova York. Logo após, às 16h, Guilherme de Bortoli, abordou o tema Funil de Vendas, uma ferramenta considerada perfeita para aumentar as vendas no varejo. Ricardo Lemos foi o terceiro palestrante da tarde. Lemos falou sobre Atendimento Inteligente para o novo comportamento do consumidor.

O evento encerrou com a palestra Cinco Atitudes Transformadoras, de Leandro Karnal, cuja fala consistiu em mostrar que o ser humano, apesar de não ser onipotente, também não é impotente. O sucesso não depende de sorte e azar e sim de como as pessoas lidam com os momentos de sorte ou azar. Karnal dividiu a palestra em 5 pontos práticos: Tempo, Diversidade, Planejamento, Comunicação e Corpo, buscando a reflexão da plateia, de como podem efetivamente assumir o controle de suas próprias vidas.

Palestras falaram de inovação

Fabiano Zortéa, O Novo Varejo: Inovações na Prática – PÓS NRF 2019

“As mudanças no comportamento de consumo têm muito a ver com a interação do digital com o físico, essa jornada do consumidor, que não é mais linear, como era no passado. Está trazendo muitos desafios pro varejo, e ao mesmo tempo oportunidades para melhores resultados. O relacionamento digital tem sido o ponto de partida para uma venda numa loja física, então faz parte da condição de ter um negócio de varejo, ter presença digital.”

 

Guilherme de Bortoli, Tudo sobre Funil de Vendas: Etapas do Funil Perfeito.

“Funil de vendas é um assunto que por mais antigo que seja, ele é pouco implementado. Poucas as empresas têm isso. E muitas vezes ele é interpretado da forma errada. Quero simplificar o assunto sem deixar superficial.Dentro do funil entramos em estratégia empresarial, no que é marketing, marketing digital, conceitos que ficam transitando dentro do funil de vendas para gerar realmente crescimento. Aplicar a teoria nos negócios.”

 

Ricardo Lemos, Atendimento Inteligente para o novo comportamento do consumidor.

“Atendimento inteligente é quando tu tem a capacidade de fazer uma leitura do teu cliente e se adaptar a ele. Porque ninguém está no varejo para educar o cliente. Esse novo comportamento é porque vivemos na era do menos, menos paciência, menos tempo, menos educação, e isso repercute no comportamento e na capacidade de melhorar o equilíbrio emocional do atendente.”

 

Objetivo é impulsionar empresários

A 5ª edição do seminário, que teve Martin Behrend como mestre de cerimônias, foi aberto sendo descrito como um evento idealizado para proporcionar aprendizado, novas ideias e conexão entre os participantes. A CDL busca a inovação em cada edição, considerando a importância de trazer o que há de novo no mercado, assim como as tendências do cenário atual e futuro. Para a presidente da CDL Sapiranga, Clarice Strassburger, o evento serviu para estimular os empresários.

“A CDL está preocupada com a qualificação profissional de seus associados, oferece cursos e palestras nos mais variados temas. O objetivo deste evento, diante do cenário de recessão econômica dos últimos anos, tratar de desafios e oportunidades ao comércio local, impulsionando os associados e empresários na criação de alternativas de crescimento e adequação às novas exigências do comércio, diante da mudança dos hábitos e do comportamento dos consumidores.”

 

Texto e fotos: Sabrina Strack