Semana literária ganha novo formato em escola de Campo Bom durante a pandemia

O aluno Vinícius Gabriel dos Santos, de 13 anos, faz parte da turma 71 da EMEF Duque de Caxias. Foto: Nadine Funck/PMCB

Campo Bom – A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Duque de Caxias está realizando sua Semana Literária, de forma remota, devido à pandemia do coronavírus. Neste ano, ela conta com obras de Carlos G. Steigleder, que foi escolhido por ter obras que podem envolver todos os 402 estudantes da escola, desde a pré-escola ao nono ano, como comenta a diretora da escola, Simone Bohn. “ Todas as turmas estão abordando as histórias do autor no formato de um Cardápio Literário, em que os alunos podem optar por uma tarefa a cada dia, podendo compartilhar o cardápio com toda a família”, diz.

O aluno Vinícius Gabriel dos Santos, de 13 anos, está na turma 71 e conta que as mensagens do Cardápio Literário estão contribuindo para que ele e a família passem pela pandemia de uma forma mais alegre. “Cada trecho do cardápio é do ‘Livro dos Oráculos’ e eu gostei mais da parte que fala para sorrir e se divertir a cada dia porque não podemos ficar tão cabisbaixos, mesmo com tudo o que está acontecendo. Essa frase melhorou o meu astral”, relata.

 

De acordo com a secretária municipal de Educação e Cultura, Simone Schneider, a ação proporciona um momento diferenciado aos estudantes. “A literatura é uma forma de trabalhar com a emoção, o sentimento, se colocar no lugar de um personagem, se identificar com ele, conhecer e explorar esse texto como ele merece. A Semana Literária é, também, um meio de trabalhar a leitura, a interpretação, a compreensão e fazer com que o estudante leve a mensagem de uma obra para a vida”, explica.