Semana Farroupilha em Sapiranga conta com artistas da região em eventos on-line

Em homenagem ao dia 20 de setembro, a Prefeitura de Sapiranga realiza uma programação com muitas atrações, buscando celebrar a Semana Farroupilha.

 

Nesses dias, eventos organizados pelo Corpo Administrativo do município do Vale dos Sinos, buscam representar cada um dos cidadãos, com atrações musicais e representações artísticas. Por conta dos protocolos de saúde, os eventos são transmitidos através de uma live em uma das redes sociais da Prefeitura.
Ainda em andamento, as comemorações já tiveram participações como as de Pcinini e Banda, Léo Gaiteiro e BBCW, em eventos artísticos, apresentações e também no dia da chegada da chama crioula, marco oficial do início da Semana Farroupilha por todo o estado.

Nos próximos dias, outros espetáculos serão realizados neste formato híbrido, com a transmissão realizada de forma oficial pelo município através de sua página no Facebook. A programação se encerra no dia 20, quando é comemorado o início da Revolução Farroupilha. Neste dia, um recital literário irá acontecer no Centro de Cultura, além de mais uma participação musical, finalizando os festejos.

Na edição de 2021, as comemorações realizadas por todo estado terão como tema “Caminhos de Anita”, escolha declamada pela patrona escolhida para as celebrações nesta semana, Liliana Cardoso.

Após a escolha do tema, Sapiranga, em parceria com os CTGs do município, onde são realizados grande parte dos eventos da Semana Farroupilha, se responsabilizaram pela escolha de uma figura municipal que pudesse representar o empoderamento feminino, se tornando, assim, a figura patronal da cidade.

Diante disso, algumas figuras foram indicadas pelos Centros de Tradições Gaúchas para decisão final. No site da Prefeitura, uma votação foi realizada para escolha de qual das candidatas que se tornaria a Patrona Municipal. Neusa Maria Greff da Luz, natural de São Luiz Gonzaga, e Célia Maria Guimarães Pereira, Sapiranga, foram as escolhidas para votação. No fim, a sãoluizense Neusa foi a vencedora e será o símbolo da cidade. Ex-dançarina de invernada, “Tia Neusa” é uma mulher tradicionalista e grande incentivadora dos CTGs.

As datas e locais dos próximos eventos comemorativos:

19 DE SETEMBRO
Live da Missa Crioula Padre Igor e Banda Vida
Centro Municipal de Cultura Lucio Fleck
Horário: 10h às 11 horas

20 DE SETEMBRO
Live de Cerimônia de Encerramento + Show Tchê Guri e declamações com o poeta Jairo Gomes Brum.
Centro Municipal de Cultura Lucio Fleck
Horário: 16h às 18h