Semana do Meio Ambiente reforça a importância de cuidados ambientais

Região – O dia 5 de junho é marcado como o “Dia Mundial do Meio Ambiente”, servindo como data para que a importância da preservação da natureza (fauna e flora) seja lembrada. Alguns municípios, incluindo os de abrangência do Jornal Repercussão (Araricá, Campo Bom, Nova Hartz e Sapiranga), estendem esta conscientização para uma semana.

Também existem aquelas pessoas que buscam incentivar as futuras gerações a importância do meio ambiente, como a professora Nadir Quinot, da Escola Infantil Passinhos do Saber. Nadir realiza um projeto de conscientização ambiental com os pequenos. “Faço isso semanalmente com as crianças para que eles desenvolvam conscientização ambiental, preservação, saber de onde vem a alimentação, cuidar dos animais. E agora sábado, dia 8, será feito uma oficina, que abordará plantas medicinais, pois foi feito um trabalho com as crianças de 2 e 3 aninhos sobre ‘plantas mágicas’. Será para pais, professores e funcionários”, explica Nadir.

Araçá-piranga, de Sapiranga, envolvido em diversas atividades durante a semana

Nesta semana, o biólogo Luiz Fernando Stumpf, do Núcleo Sócio Ambiental Araçá-piranga, participou de sessão da Câmara de Vereadores de Sapiranga apresentando o tema “Ferrabraz como patrimônio mundial – RBMA e ARIE”. De acordo com Stumpf a fala teve por objetivo instigar o legislativo quanto a importância da conservação da Reserva da Biosfera do Ferrabraz e sua ARIE. “Pretende-se com essa iniciativa promover a articulação entre o executivo estadual e municipal, legislativo, Ministério Público, Procuradoria da República e Conselho Municipal de Meio Ambiente e Comitesinos, em prol de uma ação mais efetiva com relação a defesa do patrimônio”, destaca. Stumpf também acompanha nesta semana as atividades organizadas pelo Departamento de Meio Ambiente e CEMEAM de Sapiranga.

Lideranças comentam

Carlos Maurício Regla, secretário de Planejamento, Habitação, Segurança e Mobilidade

“Nesse Dia Mundial do Meio Ambiente, a conscientização deve ser a palavra chave. Conscientização desde as pequenas coisas como jogar o lixo no lixo, como também saber da importância da separação dele em nossas casas. Temos a nossa campanha da coleta seletiva em pleno andamento onde caminhões recolhem o lixo seco e os demais o lixo orgânico. Vamos começar pelo básico. Separar o lixo faz uma grande diferença beneficiando o ambiente que vivemos”

 

 

João Flavio, secretário do Meio Ambiente de Campo Bom

“A abertura da semana do meio ambiente contou com seminário sobre saneamento básico. Preparamos muitas outras atividades para esta data importante para o município, e demais cidades, que utilizam esta data para conscientizar sobre a importância da proteção do meio ambiente.”

 

 

 

 

Cãominhada é neste domingo

A tradicional Cãominhada de Campo Bom ocorrerá no domingo, dia 9 de junho, e contará com diversas atrações no Parcão, das 9h às 16h. A concentração dos pets e donos, que participarão da Cãominhada, ocorre às 8h, ao lado da empresa Arezzo&Co (rua Liberato Salzano, 108, Centro).

Para participar do evento e ainda concorrer a brindes é necessário realizar inscrição no local, mediante doação de 1Kg de ração, que posteriormente será distribuída entre as ONG’s de proteção animal do município.

Durante o evento serão distribuídas amostras de ração da Hercosul, além de atrações como agility com Best Dog Adestramento e espaço com cãezinhos para doação. As ONG’s Projeto Adotar CB e Instituto Arca realizarão brechó para arrecadar recursos para auxiliar voluntários que cuidam de cães.

De acordo com a organização, o uso de focinheira, coleira e guia de mão é obrigatório, além do uso de placas e coleiras com identificação.

Passeios com o trenzinho Amiguinho ocorrem a partir das 13h30.

Municípios divulgam programação

CAMPO BOM
06/06 – Plantio de árvores na Av. Brasil pela manhã.
07/06 – Distribuição de mudas na praça como árvores e hortaliças.
08/06 – Curso gratuito para a comunidade de compostagem no Floração Hortas Urbanas das 9h às 11h.
09/06 – Cãominhada no Parcão das 9h às 16h.
10/06 – Monitoramento nos arroios.
11/06 – Plantio na mata ciliar, e no Arroio Schimidt. Revitalização na área externa do floração hortas urbanas.
12/06 – Encerramento da semana do Meio Ambiente no CEMEA.

SAPIRANGA
Quinta-feira (6 de junho)
9H30 – palestra sobre resíduos sólidos na empresa calçados beira rio com a educadora ambiental maribel oliveira.
Projetos ambientais
3 A 7 de junho (durante as manhãs e tardes) – projetos com alunos das escolas municipais e com a comunidade no cemeam.
Horas do conto
5 A 7 de junho (das 8 às 11horas) – nas escolas municipais de educação infantil.

NOVA HARTZ
Informou que cada escola realizará atividades próprias.

Texto: Taylor Abreu