Semana da Pessoa com Deficiência é destaque na Apae de Sapiranga

Sapiranga – De 23 a 27 de agosto são realizadas atividades alusivas à Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2021. A semana é organizada desde o ano de 1964, e tem como objetivo principal conscientizar a sociedade sobre a importância das práticas inclusivas e de respeito às diferenças, os direitos de cidadania e inclusão social de todos, considerando a singularidade de cada ser.

 

São vários os temas e abordagens para as comemorações. Neste ano, a Feapaes (Federação das Apaes do Rio Grande do Sul) adotou o lema “É tempo de transformar conhecimento em ação”, o governo estadual também declarou a abertura da semana sob o lema “Novos Caminhos: desafios para trilhar o futuro”. A Prefeitura de Sapiranga também desenvolveu atividades na rede municipal para lembrar a Semana da Pessoa com Deficiência e a frase escolhida foi “Caminhando que se faz o caminho”.
A Apae de Sapiranga atende 120 alunos de várias idades e, agora, está retomando toda a rotina presencial. A coordenação programou várias atividades para esta semana e busca sempre reforçar nos alunos, os valores de convivência e pertencimento à sociedade, bem como o acesso à educação e, em alguns casos, profissionalização.

Programação especial da semana

A Apae Sapiranga escolheu o lema “A arte de entralaçar caminhos”. Confira algumas das atividades programadas:
– Abertura oficial da SMPD com vídeo e fala dos Autodefensores da Apae Sapiranga;
– Participação da exposição “Caminhando que se faz o Caminho”, no Centro de Cultura;
– Desafio dos mil tsurus (pássaros feitos com a técnica de origami) que foi lançado no Facebook;
– Acompanhamento da Abertura das Paralimpíadas de Tóquio;
– Sarau musical com Geraldo Oliveira;
– Cerimônia on-line de abertura da Feira do Livro e da SMPD 2021,no youtube da Prefeitura;
– Exposição “O mundo aos meus olhos, através da janela” formada por obras dos alunos;
– Inauguração dos espaços interativos de convivência, descobertas e possibilidades na Apae;
– Live da Prefeitura de Sapiranga “Diagnóstico, aceitação e transformação da vida”;
– Construção de uma tela coletiva com a orientação do pintor Mauro Vila Real;
– Apresentação do grupo de judô;

Visita à redação e estúdios do grupo repercussão

Uma das atividades que foram programadas para a Semana da Pessoa com Deficiência foi uma visita à sede do Vale dos Sinos do Jornal Repecussão. A professora Tamires acompanhou três alunos, o Gilmar, a Kelly e a Caroline, que conheceram a equipe e também os bastidores onde são produzidas as matérias.
Sobre a Semana da Pessoa com Deficiência, eles declararam: “Está bem legal, tem bastante atividades diferentes para nós, claro que as vezes tem que estudar um pouco né, se a gente quiser ser alguém na vida tem que se dedicar nos estudos. Essa semana é muito legal para a gente interagir com o pessoal”, conta o Gilmar, que é fã de rádio e discos de vinil e frequenta a Apae há mais de 20 anos.
“Foi muito legal a abertura, eu até me emocionei. Estou aprendendo bastante coisa e a semana está sendo bem especial, estamos recebendo pessoas importantes. E são muitas oportunidades como essa de vir aqui hoje no jornal conhecer pessoalmente’, declarou a Caroline, que participa das aulas de judô e dança e é uma das autodefensoras da Apae . Trata-se de um grupo de alunos que foram escolhidos, em eleição, para representar os demais e também apresentam aos colegas seus direitos e deveres.
“Eu estou me sentindo muito especial e amada por todos, porque é uma oportunidade muito legal, eu fico feliz e emocionada. Essa semana estamos recebendo também muitos elogios”, destaca Kelly, que já escreveu um livro, gosta de pintar e também faz parte do grupo de autodefensoria.

Os alunos Kelly, Caroline e Gilmar com a jornalista e apresentadora do Repercussão Notícias Ana Carolina Siebel