Sem política local de proteção animal, vereadoras pagam castrações em Araricá

Araricá – Quando algo não funciona em qualquer município, os primeiros a receberem as reclamações dos moradores são os vereadores. Em Araricá, não é diferente. Com um alto número de cães em situação de rua e sem uma política pública municipal estruturada e capaz de contornar a situação, as vereadoras Tanara Werb, Maele Garcia, Mari Dapper (as três do Democratas), além da presidente, Jordana de Lima (Republicanos) e Janice Machado (MDB) deram a sua contribuição com o tema. Através de uma ação coletiva das cinco vereadoras, elas bancaram a castração de três fêmeas – uma do bairro Integração e outras duas do bairro da Canoa -, no mês de fevereiro.

A inexistência de ações voltadas para o bem-estar animal e de controle das zoonoses é uma preocupação coletiva das vereadoras. Em janeiro, a presidente da Câmara, Jordana de Lima, apresentou um pedido de informação cobrando esclarecimentos da Prefeitura da existência ou não de uma estratégia para o controle populacional dos animais de rua. “A prefeitura apresentou um projeto, recentemente, mas que ainda não saiu do papel”, declarou a vereadora.

Vereadoras de Araricá estão atuantes e buscam soluções em áreas distintas

Outra área que preocupa as vereadoras e que tem mobilizado o grupo é a segurança pública. Recentemente, elas foram até o Comando da Brigada Militar, em Novo Hamburgo, para colocar a Câmara de Vereadores de Araricá à disposição do comando. No encontro, as vereadoras ainda propuseram iniciativas para potencializar o policiamento no município.

Vereadoras de Araricá comentam sobre a importância da ação

 

Tanara Werb

Tanara Werb, Democratas

“Nosso intuito com a ação é colaborar com a redução da quantidade de animais abandonados em vias públicas e sensibilizar a comunidade para que contribuam no controle futuro desta população.”

Maele Garcia

Maele Garcia, Democratas

“Nos unimos, dividimos as despesas com o propósito de dar um retorno das demandas que chegam até nós pela comunidade. A causa animal também é uma causa social e de saúde pública. Vamos ampliar esse tipo de ação.”

Janice Machado, do MDB
“Existe um grande número de animais em situação de abandono, por este motivo sentimos a necessidade de atuarmos em prol da causa. Resolver as questões de cães soltos na rua é importante para a população. Foi a primeira ação de muitas.”

Jô Lima, Republicanos

“Os animais de rua acarretam problemas não só de saúde, como de segurança pública, pois além de transmitirem zoonoses, eles provocam acidentes. Registramos vários episódios assim e nunca foi feito nada, por isso, pensamos nessa ação.”

Mari Dapper, Democratas

“Recebemos frequentes pedidos para castrações. Muita gente faz por conta própria. Entendemos que é um problema sério e precisamos criar uma consciência de proteção e de cuidados. Isso não pode esperar a burocracia do Executivo”, pondera.