Sem ocorrências graves durante a passagem de ciclone pela região

Região – A chuva que atingiu o Estado entre a noite da sexta-feira e a madrugada deste sábado não causou transtornos. A confirmação é do Corpo de Bombeiros e das defesas civis dos municípios de Campo Bom, Nova Hartz e Sapiranga. A Defesa Civil de Sapiranga monitorou o arroio Teotônio Vilela até às 4 horas de sábado e não foi registrado transbordamento.

 

Volumes elevados e localmente excessivos de chuva foram registrados em diversas cidades. Levantamento da MetSul Meteorologia mostra que a chuva em apenas 24 horas passou ou ficou perto de 100 mm em dezenas de municípios numa faixa entre o Noroeste, o Centro do estado e o Litoral Norte. Em Igrejinha choveu 83 milímetros e Campo Bom acumulou 68 milímetros.

 

A chuva muito volumosa foi consequência de um centro de baixa pressão associada a uma frente fria. A área de baixa pressão cruzou o estado de Oeste para Leste pela Metade Norte e agora está sobre o oceano, onde vai dar origem a um ciclone mais distante da costa.

 

A MetSul destaca ainda que este foi o primeiro de dois episódios de chuva volumosa e que entre segunda e quinta-feira haverá um novo eciclo de instabilidade em que se projeta muita chuva na Metade Norte gaúcha.

 

A previsão é de chover cerca de 60 milímetros entre a segunda e a terça-feira da próxima semana, 94 mm na quarta e 54 milímetros na quinta-feira.

 

Fonte: MetSul Meteorologia