Sem o retorno das aulas presenciais, escolas investem em atividades à distância

Foto: PMCB

Por Caroline Waschburger

Região – Enquanto a retomada das aulas presenciais ainda não é uma opção, as secretarias de Educação da região buscam formas alternativas de dar continuidade ao ano letivo, incentivando o aprendizado dos alunos através de atividades complementares.

Em Nova Hartz, as atividades não presenciais se tornaram uma necessidade no período de Isolamento Social, pois de acordo com a Secretaria de Educação, é preciso manter o vínculo entre aluno e professor, família e escola. É também uma forma de continuar desenvolvendo as competências gerais de formação dos alunos. Dessa maneira, cada escola tem sua própria organização, sempre visando alcançar o maior número de alunos.

Já em Campo Bom, a retomada do ano letivo aconteceu nesta segunda-feira, 11, e os 9,5 mil alunos da rede municipal começaram a realizar atividades que contam como carga horária extracurricular, que até então não estavam previstas. A secretaria reforça que o Plano existe para a recuperação das aulas até 30 de dezembro com a retomada gradual das atividades.

Em Sapiranga, muitos pais e alunos estavam ansiosos para receber atividades e não ficarem ociosos neste período. “Até então, as atividades não eram obrigatórias e estávamos tentando desenvolvê-las de forma mais lúdica e como revisão. Mesmo assim, muitos alunos demonstraram interesse e deram retorno ao que foi solicitado”, relata a professora da rede municipal Graziela Dias Flocke. De acordo com Graziela, a Secretaria de Educação está mantendo uma linha direta com as equipes diretivas, orientando e coletando informações, para que seja possível desenvolver um projeto mais eficaz, pois, mesmo sendo dentro de um mesmo município, temos diferentes realidades.

O uso das redes sociais

Segundo Graziela, de Sapiranga, cada professor tem seu modo de planejar. “Eu estou desenvolvendo um arquivo com as explicações pertinentes às atividades propostas, normalmente voltadas à leitura e escrita criativa, que é postado pela equipe diretiva nos grupos de Whatsapp de cada turma e no Google Sala de Aula. Sugiro aos alunos que os trabalhos desenvolvidos sejam compartilhados nas redes sociais, para que haja uma interação e uma motivação para o trabalho.”

Medidas para chegar também aos alunos que não possuem internet em casa

Em Campo Bom, quem não tiver como acessar o Google Drive, principal ferramenta para as aulas remotas, terá de buscar as atividades impressas nas unidades de ensino. Já em Nova Hartz, um sistema de plantões nas escolas também foi implantado. Dessa forma, cada escola atende um dia da semana, conforme cronograma, para facilitar o acesso às atividades complementares para as famílias que não possuem internet em casa. Em Sapiranga, as atividades impressas devem ser retiradas nas escolas nos dias 13, 14, 25 e 26 de maio, seguindo organização das equipes diretivas, que também são responsáveis por comunicar as famílias.

Particulares

Eliana Haag, coordenadora pedagógica da escola Duque de Sapiranga.
”Usamos o Classroom, do Google e a Plataforma LMS da Moderna Compartilha.
Cada professor elabora materiais como textos, vídeos explicativos e formativos, atividades avaliativas, entre outros.”

Dione Galvani, diretora da escola São Mateus de Sapiranga.
“Estamos oferecendo atividades através da plataforma digital, listas de transmissão, e-mail, aulas online, videoaulas e, quando necessário, as atividades são entregues pessoalmente.”