Sem aulas presenciais, ENEM e vestibular são motivo de estresse para estudantes

Rotina nos cursos pré-vestibular também foi afetada. As aulas seguem de forma EAD. Fotos: Caroline Waschburger

Por Caroline Waschburger

Região – Em tempos de isolamento social, onde as escolas seguem fechadas e o mundo passa por uma readaptação até mesmo nas rotinas mais comuns, os estudantes brasileiros que almejam realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) preocupam-se com o resultado final.

Sem a previsão do retorno das aulas presenciais, muitos cursinhos preparatórios e escolas particulares continuam com aulas em forma EAD, mas a situação é bem diferente quando se trata das escolas públicas ou até mesmo daqueles que pretendem realizar o exame, mas já saíram da escola e agora, encontram-se sem a possibilidade de buscar cursos preparatórios. A rotina que antes da pandemia já era motivo de ansiedade para os estudantes que buscam uma vaga na universidade, tornou-se ainda mais estressante. “Sem orientações dos Professores confesso que é bem complicado, no início eu não sabia como e por onde iniciar os estudos em casa. A diferença entre estudar em casa e na escola, na minha percepção, é muito grande. Aliás, nada pode substituir a escola”, diz a estudante do terceiro ano do Ensino Médio, Fernanda Gabriela Pacheco, de 17 anos.

ESTUDANTES COMENTAM

Fernanda Pacheco, 17, aluna do 3º ano do Ensino Médio. “Estou bem insegura, sei que a falta da aula presencial pode sim, interferir em minha nota. Mas estou estudando muito para que até lá eu consiga estar segura e obter uma boa nota. Quero cursar Psicologia.”

Thauana de Oliveira, 20, já concluiu o Ensino Médio. “Retomar os estudos em um momento como esse é complicado, pois o único recurso tem sido a internet e cursos online, o que não é a mesma coisa que cursos presenciais pois a única saída pra tirar dúvidas tem sido o auxílio de ex professores.”

Marina Hartmann, 20, aluna do curso Método. “Quero cursar medicina, e uma diferença bem chocante para mim foi a do ambiente: tenho muita dificuldade em diferenciar o momento de estudo e de lazer por estar 100% do tempo em casa, então eu acabo ficando muitas vezes em “meia-fase”

Cursinhos

Até mesmo a rotina nos cursinhos pré-vestibular sofreram alterações. “Precisamos nos adaptar. Estamos transmitindo todas as aulas ao vivo pelo Zoom e depois disponibilizando para os alunos que não puderam assistí-las ao vivo”, diz Alcimar Figueiredo, diretor do Domínio Pré-Vestibular, de Sapiranga. “Até agora, está funcionando bem. Tivemos poucas desistências e os alunos estão se dedicando bastante”, completa.