Seis médicos de Cuba prontos para trabalhar

Região – Primeiro município a receber um dos médicos do Programa Mais Médicos, do Governo Federal, o prefeito de Araricá, Sergio Machado, se mostra satisfeito com o desempenho da especialista em saúde da família, Alba Rosa Elizalde. “A percepção humanizada da cubana facilita o trabalho. Está sendo muito promissor. Sua formação e conhecimento na atenção básica facilita os atendimentos. Coordenadores do Mais Médicos gostaram do que viram em Araricá”, destaca o prefeito.
Na semana que passou, Campo Bom, Sapiranga e Nova Hartz também receberam os novos profissionais que atuarão nos postos de saúde. Dos 133 profissionais que chegaram ao Estado na semana passada, seis atuarão na região: 2 em Sapiranga, 2 em Nova Hartz e 1 em Campo Bom. O último município citado, aliás, terá apenas uma estrangeira trabalhando na rede de atendimento da cidade.
Lei aprovada em Campo Bom
A médica cubana, Maria de Jesus Varona, 47 anos, está no município desde domingo. Na sessão da Câmara de Vereadores de segunda-feira (4), o projeto de lei que trata da contratação foi aprovado por unanimidade. A profissional terá custeado as despesas de moradia e alimentação.
Sapiranga e Nova Hartz
Em Sapiranga, Robert Quiala Cespedes e Rita Dianelys Morales Alonso iniciaram o atendimento na Unidade da Estratégia da Saúde da Família do Bairro Morada do Sol. Em Nova Hartz, as cubanas, Sobeida Quiala Ortiz e Tamara Camila Cabrera Canet, atuarão nos postos dos bairros Vila Nova e Campo Vicente.