Segunda etapa da pavimentação da 2 de Dezembro terá início em breve

Nova Hartz – A pavimentação da rua 2 de Dezembro, em Nova Hartz, parece estar se encaminhando para o fim. A possibilidade de rota que liga a RS-239 ao centro do município de Nova Hartz vem sendo estudada desde 2005, pela antiga gestão municipal, sendo este, um processo demorado.
A busca por recursos começou em 2005, mas, somente em 2013, o então prefeito Arlem Tasso, juntamente com o BADESUL, agência de fomento vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Governo do Estado, garantiu um ganho de aproximadamente 1,2 milhão por meio do programa Pró-Transporte/PAC 2 para dar início à obra. Esta possui, aproximadamente, dois mil metros de extensão e dez metros de largura.
Entretanto, pela falta de documentações e determinadas pendências no processo, o recurso não pôde ser disponibilizado, gerando frustração entre os moradores do município.
Somente no início de 2017, após a mudança de gestão na cidade, a busca pela captação do recurso foi retomada. Em recente entrevista, o secretário de Recursos e Planejamento, William Rodrigues, salienta que a liberação só foi possível após resolução dos empecilhos que foram deixados para trás: “Em 2017, fui ao BADESUL para verificar o que estava trancando a efetivação do contrato. Lá, resolvemos algumas pendências de projeto, orçamento, algumas certidões que precisavam ser atualizadas, encaminhamos o financiamento junto à empresa e só então conseguimos a liberação do recurso”, relata.

Segunda etapa da obra foi encaminhada junto à Caixa e aguarda liberação

A obra, dividida em duas etapas, teve a primeira concluída em aproximadamente cinco meses, através do financiamento de 1,5 milhão com o BADESUL. A segunda – e mais extensa etapa, que tem seu início próximo à ponte do arroio Ferrabraz até a divisa com Araricá está parada desde o início do novo Governo Federal. Entretanto, Nova Hartz é um dos poucos municípios que possui o projeto do Avançar Cidades pronto. “Quando descobrimos que o Governo Federal lançou um novo projeto, o Avançar Cidades, do Ministério das Cidades, procuramos iniciar a elaboração dos projetos e análises buscando tornar possível a continuidade da obra junto ao Ministério das Cidades, referente a recapeamentos, infraestrutura e etc”, diz o secretário.

Investimento é imprescindível

O financiamento da segunda etapa tem o valor de aproximadamente 15 milhões de reais e será realizado junto à Caixa Econômica Federal. Atualmente, o projeto está pronto e aguardando aprovação.
Recentemente, toda a documentação solicitada para a assinatura do contrato foi enviada ao órgão responsável pela gestão deste. “Aguardamos agora o ok da Secretaria do Tesouro Nacional para poder assinar o contrato e dar continuidade no processo”, destaca o secretário. William garante que ainda não há data para o término da obra, pois o início desta depende do Governo Federal, mas o projeto está nas regularidades e, futuramente, trará muita praticidade e conforto aos munícipes de Nova Hartz.
Ainda, ao ser questionado sobre os impactos financeiros da obra, o secretário enfatizou que o investimento é fundamental para o município: “Não é prejuízo aos cofres públicos. Um financiamento que visa uma melhoria é investimento, já um financiamento que visa sanar dívidas antigas é um prejuízo”, finaliza William.

Texto e fotos: Keila Massaia