Segue em pauta no Comder de Campo Bom o Plano Municipal de Desenvolvimento Rural (PMDR)

Foto: Emerson Santos/PMCB

Por Prefeitura de Campo Bom 

A elaboração do plano que guiará as políticas públicas de Campo Bom voltadas para a agricultura entre 2022 e 2025 continua.

 

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (Comder) se reuniu na última quarta-feira, dia 23, para dar seguimento às discussões que foram iniciadas em novembro do ano passado. Entre os assuntos debatidos no encontro, estão o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), planos nacionais de incentivo à aquisição de alimentos junto aos produtores rurais locais. “Campo Bom já conta com o Pnae, mas o objetivo é avançar ainda mais no fortalecimento da agricultura local; justamente por isso o plano é revisado a cada quadriênio, para reforçar o que tem dado certo e criar soluções para as questões que surgirem no período”, afirma o prefeito Luciano Orsi.

A adesão ao programa Irriga + RS, do governo estadual, para o qual o Campo Bom já manifestou interesse através de ofício enviado para a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Estado do RS, também esteve em pauta. “A finalidade é a construção de pequenos açudes para garantir a irrigação das propriedades rurais locais em meio aos recorrentes quadros de estiagem”, informa o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo Henrique Scholz.

O Comder é presidido por Simone Cadó, médica veterinária que é coordenadora do Serviço Municipal de Inspeção Sanitária, e tem como vice-presidente Luciano Pandolfo, representante do grupo de agricultores das localidades da Barrinha e Santa Maria do Butiá; o secretário é Claudinei Moisés Baldissera, coordenador da Emater de Campo Bom. “A participação de representantes dos diversos grupos interessados é o que faz o PMDR tão importante para o município”, destaca Airton Schäfer, coordenador da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur).

Também integram o conselho a Secretaria Municipal de Meio Ambiente; o Banco do Brasil S.A; a Cooperativa Sicredi Nordeste-RS; a Associação dos Agricultores de Campo Bom (AACB); o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Campo Bom e Sapiranga; e grupos de agricultores das localidades de Vila Mônaco e Quatro Colônias Sul; Quatro Colônias Norte; e da Feira do Agricultor. O próximo encontro está previsto para ocorrer na primeira quinzena de abril, novamente no Saguão do Centro Administrativo Municipal.