Secretário Juvir Costella comenta entrega de passarela e recapeamento da RS-239

RS-239 no trecho de Campo Bom recapeado nesta semana

Sapiranga – Ao menos R$ 21 milhões de recursos do pedágio de Campo Bom foram ou estão em fase de investimentos ao longo da RS-239. O significativo recurso fica ainda maior se agregarmos outro R$ 1 milhão investido na passarela da Vila Irma. E, para valorizar essa e outras intervenções em execução ao longo da rodovia, o secretário de Infraestrutura e Logística do Governo do Estado, Juvir Costella, conversou por telefone com o Grupo Repercussão nesta semana.

 

Na quarta-feira (9), simbolicamente, o diretor-presidente da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), Urbano Schmitt, esteve na recém-concluída passarela da Calçados Beira Rio, no KM-29, onde conferiu a execução da obra que ficou sob a responsabilidade da construtora catarinense Trilha Engenharia. “Estamos com investimentos da retomada das obras no trecho da RS-239, principalmente, no trecho a contar de Campo Bom. Teremos diversos trechos da RS-239 revitalizados, com todo o recapeamento do asfalto que foi retomado e será entregue para a sociedade que transitar pela 239”, pontuou Juvir Costella.

Lombadas eletrônicas serão reinstaladas em breve

Há algumas semanas, a empresa Kopp, dona das lombadas eletrônicas ao longo da RS-239, desativou os equipamentos e na quarta-feira (2), os controladores de velocidade foram retirados de toda a rodovia. O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER), esclarece que o contrato com a Kopp foi encerrado, por isso a empresa fez a retirada dos aparelhos. Eles serão substituídos pelas lombadas eletrônicas da empresa Perkons, que deve começar em breve a instalar os novos dispositivos.

Entrevista com Juvir Costella, secretário de Infraestrutura e Logística do RS

Secretário de Infraestrutura e Logística do RS

Jornal Repercussão: O fluxo de veículos é intenso durante todo o ano na RS-239. De que forma a Secretaria de Infraestrutura e Logística encara essa melhoria?
Juvir Costella: Chegaremos a investimentos de pouco mais de R$ 20 milhões através da EGR ao longo da RS-239. A empresa foi contratada e queremos que o cidadão, que paga o pedágio, também tenha o seu retorno e desfrute de uma rodovia com maior segurança não apenas de piso, de asfalto, como também do setor de sinalização. Assim será possível oferecer uma melhor segurança para quem trafegar pela RS-239 no sentido de quem vem pela BR-116, sentido de Campo Bom a Taquara.

JR: Uma das reclamações dos prefeitos e engenheiros é o não atendimento de pedidos pontuais das Prefeituras, por exemplo, na execução de pistas laterais em trechos da RS-239. Qual a sua avaliação neste aspecto?
JC: O Estado do Rio Grande do Sul e a EGR tem a responsabilidade com o eixo principal da rodovia, que é onde o cidadão paga o pedágio e transita pela rodovia. As ruas laterais é um processo de concessão, que está junto ao BNDES esse estudo, inclusive, na semana que vem, estaremos indo à São Paulo, com o primeiro edital público finalizado na questão da RS-287, de quem se desloca de Tabaí a Santa Maria. Possuímos um estudo junto ao BNDES de outras rodovias, incluindo a RS-239, para que possamos fazer a conservação, duplicação, as laterais e o aumento de capacidade e trafegabilidade na rodovia, e, depois disso, se dará a partir de uma concessão com a iniciativa privada. Não temos dúvida nenhuma que essa é uma meta do governo do estado e o nosso projeto de dar melhor condição de fluxo a RS-239, mas ele passará a se dar a partir da parceria público-privada, com a iniciativa privada.

JR: Secretário Juvir, justamente, pedidos de intervenção não atendidos pela EGR é uma das reclamações dos prefeitos. Qual o recado que o senhor repassaria aos prefeitos que solicitam melhorias ao longo da RS-239?
JC: A responsabilidade da EGR é com o eixo da rodovia. Temos procurado e ficamos um período sem o processo de concessão do contrato que acabou com um problema técnico-jurídico e que agora está resolvido. Por isso, as obras de conservação asfáltica demoraram para ser iniciadas. Mas, os recursos arrecadados e o que eu posso dizer aos prefeitos, não só aqueles que permanecem no cargo, mas os novos prefeitos que se elegeram e iniciam em 2021, a toda sociedade, que o recurso arrecadado na praça de pedágio, ele tem que ser investido na rodovia da concessão. Todo o investimento que é arrecadado na RS-239 ele é investido na 239. Não há desvio ou recurso retirado de uma praça de pedágio para ser investido em outra. Eu garanto que a EGR e eu estamos sempre à disposição para dialogar com qualquer situação que possa ocorrer no período desses dois primeiros anos, e assim, daremos prosseguimento enquanto estivermos como secretário de estado.