Secretarias decidem pelo retorno 100% presencial; dedicação agora é no conteúdo essencial aos alunos

Sapiranga foi um dos primeiros municípios da região a retomar ensino totalmente presencial (Fotos: Claudia Silva)

Região – Em razão de um novo decreto do governo do Estado, está permitido o retorno 100% de forma presencial nas escolas públicas e privadas. A nova determinação diminui o distanciamento social dentro das instituições. Até então, as salas precisavam funcionar com afastamento de 1,5m entre as classes. A partir de agora, essa distância pode ser de um metro.

 

A medida é importante para a retomada definitiva do processo de recuperação de conteúdos, atividades e do próprio calendário escolar. Com o avanço da vacinação e os cuidados mantidos, as aulas presenciais devem ser retomadas em sua totalidade.
O presidente da Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos (Amvars) e prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi, ressalta que o retorno da forma 100% presencial foi uma reivindicação dos municípios. “É um momento de muita alegria para nós, após um período tão difícil, poder retornar para a sala de aula. A decisão do governo do Estado foi solicitada pelas prefeituras e associações, e foi atendida a redução um metro, que viabilizou esse retorno”. Em Campo Bom, são 9.500 alunos e, em razão de obras, somente a Emei Guilhermina Blos, no bairro Celeste, seguirá no formato atual. “Com todos os cuidados e segurança, retornamos de forma totalmente presencial na segunda -feira”, comemora Orsi.

MUNICÍPIOS SE ADEQUANDO

Em Riozinho, Nova Hartz, Rolante e Igrejinha, por exemplo, os alunos já retornaram. “Voltamos com todos os planos de contingência aprovados, respeitando todos os protocolos sanitários”, conta a secretária de Educação de Rolante, Simone Tadiotto. Em Nova Hartz, para as turmas maiores, com 30 alunos ou mais, ainda está ocorrendo escalonamento. “Somos a favor do retorno e voltamos dia 2 de agosto. Deste então, estamos nesse movimento do 100% presencial. Cada escola fez sua organização e as salas que comportam com 1m, já voltaram 100%. As turmas maiores, com mais de 30 alunos, estão em sistema de escalonamento. No mês, a criança está vindo três semanas e folga uma”, conta a chefe da pasta, Veronice Zandoná. Em Três Coroas, a Prefeitura informou que as escolas estão se adaptando ao novo protocolo e as aulas do Ensino Fundamental foram retomadas na segunda-feira, dia 16. Na Educação Infantil, a Administração já começou a chamar gradualmente mais crianças dentro da capacidade de cada unidade escolar e as famílias estão sendo avisadas à medida que ocorre a ampliação do atendimento. Parobé retornou nesta quarta-feira, dia 18.

Com eles, a palavra

Luciano Orsi, prefeito de Campo Bom. “É um momento de muita alegria para nós, após um período tão difícil, poder retornar para a sala de aula. Devido as obras na Emei Guilhermina Blos, esta ainda seguirá da forma atual. Fora isso, todos retornaram e, reforçamos, estamos tomando todos os cuidados para a segurança dos nossos estudantes e equipes”.

Cláudia Kichler, secretária de Educação de Sapiranga. “Fizemos as medições e, no dia seguinte ao novo decreto, os alunos começaram a retornar. Todas as nossas salas estão cumprindo com o distanciamento. Ainda temos a opção do ensino remoto, mas o que pedimos é que quem ficar em casa, tem que fazer as atividades e enviar às escolas”.