Secretarias de Educação mantêm atividades durante as férias escolares

Região – O recesso de inverno começou na maioria das cidades na última segunda-feira (25). Mas nem todos os ambientes escolares estão agora em completo silêncio, sem a presença dos alunos. Para promover integrações e também disponibilizar opções de lazer, algumas secretarias de Educação promovem atividades especiais para semana de recesso.

Diversas oficinas em Campo Bom 
Em Campo Bom, o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) Sady Arnildo Schmidt, recebe durante a semana toda, atividades para alunos que estão em férias.
A tarde da segunda-feira foi muito divertida e saborosa com a oficina de culinária. Os participantes aprenderam a seguir receitas, reconhecer os ingredientes e entender um pouco mais de gastronomia. Na quarta (27), a atenção e a estratégia foram as protagonistas, porque na manhã e na tarde aconteceram oficinas de xadrez.
Na quinta (28) a atividade é o cinema, que também acontece durante manhã e tarde. E na sexta-feira (29), as atividades vão mesclar esporte e arte, na parte da manhã tem oficina de grafite e à tarde tem disputa de basquete de três. O CEU fica na rua Limeira, nº 315, bairro Operária. O telefone é (51) 3597 4752.

Projeto ciranda de férias em Parobé
Em Parobé, o projeto Ciranda de Férias é uma ação da Administração Municipal que busca ofertar atendimento às crianças da Educação Infantil- Etapa Creche (4 meses a 3 anos e 11 meses) durante o período de recesso das escolas municipais. Podem participar alunos os quais responsáveis comprovaram que estarão trabalhando neste período, e que não possuem rede de apoio para que as crianças desfrutem das recesso no ambiente familiar.
O projeto é realizado em sete escolas privadas de Educação Infantil de Parobé que possuem convênio com o município, de 26 de julho a 2 de agosto, e atenderá mais de 200 crianças matriculadas na rede.
A secretária de Educação, Joana D’Arc Wittmann, destaca que essa é mais uma ação para acolher a comunidade parobeense, e ao mesmo tempo garantir esse momento de pausa nas instituições municipais, com a intenção de reorganizar os planejamentos do 2º semestre e ofertar a formação continuada para os professores, assim como preparar o retorno de todas as crianças, que está previsto no calendário escolar para o dia 3 de agosto.

Riozinho tem atividades
O Projeto Férias de Inverno é uma iniciativa da Secretaria de Educação de Riozinho direcionada para alunos das séries iniciais. “As EMEIs continuam as aulas, mas como as EMEFs param, procuramos fazer essas atividades para os alunos até o 6º ano”, comenta o secretário de Educação, Gilnei dos Santos.
A ação está concentrada na EMEF Castro Alves e inclui atividades dirigidas, recreação e oficinas, onde os alunos ficam o dia todo, das 7h15 até 17h. “Ganham também alimentação. As famílias poderão ficar tranquilas que eles estarão sendo bem cuidados, não com atividades de escola, mas atividades recreativas”, comenta Gilnei.
A diretora da EMEF Castro Alves, Delvia Smaniotto, detalha um pouco da rotina desta semana. “Estamos fazendo algumas atividades diferenciadas: na quarta-feira teve piquenique, na terça, eles foram passear de tarde, fazer uma caminhada. A gente está procurando fazer umas atividades diferentes pra que eles se sintam em férias mesmo, só que dentro da escola”, destaca.