Secretária Suzana reforça caráter de estímulo aos hábitos saudáveis que a Festa da Vida possui

Evento ocorre desde 2002 com disponibilização de dezenas de serviços

Campo Bom – De Olho na Vida foi o primeiro nome escolhido, em 2002, pela equipe multidisciplinar da Prefeitura para levar a gama de serviços públicos na área da saúde e orientações sobre como aumentar a qualidade de vida. A secretária de Saúde, Suzana Ambros Pereira, que participou da organização do primeiro evento, relembrou os primeiros movimentos da equipe da secretaria para criar uma atividade que estimulasse hábitos saudáveis com a oferta de serviços, que por um motivo ou outro, não fosse de tão fácil acesso ao público campo-bonense. “Buscamos, com a criação da Festa da Vida, melhorar a auto-estima e também mostrar um pouquinho dos trabalhos e dos grupos de prevenção desenvolvidos nas UBSs”, cita.

Além dos serviços de saúde na área da atenção básica e de prevenção a doenças, como uma forma de valorizar ações de bem estar mental, mas que ainda contribuem para gerar renda e transformar a realidade de artesãs e donas de casa, a prefeitura ainda abre espaço para o artesanato. “Desde o início apoiamos o artesanato. As mulheres são muito fortes nos bairros Imigrante Norte, Santa Lúcia e Firenze. Elas fazem trabalhos belíssimos, e a Festa da Vida é um momento que elas vem para a unidade, e a gente discute a pressão alta, a diabetes, e estão ali trabalhando a questão da saúde mental”, analisa a secretária.

E foi na busca pela inclusão de entidades que desenvolvessem ações na área da saúde que a Festa da Vida cresceu, e rompe fronteiras e acolheu entidades tradicionais como o Lions, o Rotary, a Liga Feminina e o Hospital Dr. Lauro Reus. “Hoje contamos com uma gama de prestadores de serviços muito variada, a maioria de prestadores da própria cidade”, valoriza Suzana.

Diferentes atrações para todos os públicos

Texto: Deivis Luz

Fotos: Deivis Luz / Divulgação