Secretaria do Meio Ambiente de Campo Bom lança Programa de Monitoramento da Qualidade da Água

Campo Bom – Na última sexta-feira, 22 de março, foi o Dia Mundial da Água, uma data para relembrar a importância de preservar este bem tão necessário à vida. Valorizando a data, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Campo Bom lançou um projeto que vinha sendo desenvolvido para monitorar a qualidade da água no município. “A ideia de monitorar a qualidade da água, tanto dos arroios quanto do Rio abrange a cidade como um todo, temos um olhar diferenciado para os estudantes, pois pretendemos fazer com que eles tenham conscientização ambiental, preservem a água, mas também utilizaremos este mecanismo para dar uma pronta resposta para a população, que reclama, que denuncia descarte irregulares, muitas vezes dentro dos arroios. Estamos criando um mecanismo de fiscalização. Teremos uma base de dados onde a população terá acesso a essas informações”, explica o Secretário do Meio Ambiente, João Flavio da Rosa.

Um dos responsáveis pela criação do método de fiscalização e do programa, o Biólogo da Secretaria de Meio Ambiente, Jeferson Timm, explica sobre o projeto. “Esse é um projeto de gestão e diagnóstico neste momento. É uma demanda antiga da população que se resolvam problemas de cheiro e poluição dos arroios e essa fórmula já temos, que é o tratamento de esgoto. A Corsan está instalando a tubulação para o tratamento de esgoto cloacal (das casas) e esse monitoramento, que estamos propondo, servirá para termos um padrão de como está a qualidade da água nos arroios de malha urbana. Todas as semanas faremos a monitoração em pontos dos arroios e do Rio e isso nos dará uma base de dados sobre o padrão da água”, disse Timm.

Sonda foi comprada com recurso vindo de multa ambiental aplicada pelo município

Alunos acompanham teste de água do Arroio Schmidt

Alunos do Projeto Peixe Dourado vendo funcionamento de perto

A monitoração se dará em 22 pontos do município, como explica Timm. “Serão 22 pontos distribuídos entre os Arroios da Cidade e um no Rio dos Sinos. Por exemplo, o Arroio Schmidt terá seis pontos, o Arroio Weidler terá três, pois é menor”, afirma. A monitoração será feita através de uma sonda móvel comprada através da reversão de uma multa ambiental aplicada a uma empresa. Ela já está em posse da Secretaria de Meio Ambiente, e foi utilizada para demonstrar aos alunos do Projeto Peixe Dourado, que acompanharam o lançamento do projeto, de que maneira se dará a monitoração do Rio e Arroios do município.

Água: um bem valioso

Jeferson Timm, Biólogo da Secretaria de Meio Ambiente.

“Em 2017 a Secretaria do Meio Ambiente estabeleceu uma série de metas, entre elas esse monitoramento da qualidade da água do município. Esse monitoramento visa conhecer o padrão de qualidade de água dos arroios através do uso de uma sonda, e assim possibilitar a fiscalização. Também mapeamos a bacia hidrográfica do município”.

 

 

 

 

 

João Flávio Rosa, Secretário de Meio Ambiente.

“Esse é um dia tão importante, que não poderia passar batido. O Dia Mundial da Água é um dia de reflexão sobre esse bem tão importante para a vida no planeta, é um dia também para demonstrarmos ações efetivas, enquanto gestores públicos, para preservar esse bem tão precioso para a vida”.

 

 

 

 

 

Luciano Orsi, Prefeito de Campo Bom.

“Água é vida, é nossa riqueza. Temos um caminho grande de dívidas com a água, mas se cada um fizer um pouco podemos evitar que ela falte no futuro. Que as novas gerações tenham consciência maior do que a que passou. Parabenizo o Meio Ambiente por este trabalho”.

 

 

 

 

 

Simone Schneider, Secretária de Educação.

“É importante esse trabalho em conjunto com as escolas, pois são os alunos que podem ajudar nessa caminhada, preservando, cuidando para que não haja poluição, lixo indo para a água. Mesmo com cloro, ainda podemos abrir a torneira a beber nossa água, em muitos lugares isso não é mais possível, e precisamos valorizar isso”.

 

 

 

Projeto Peixe Dourado

O projeto existe desde 2002 no município, e tem como sede a Escola 25 de Julho. Atualmente, ele é coordenado pela professora Janine da Silva, 34. “É um projeto que busca conservar a bacia do Rio dos Sinos. Quando iniciou, tinha como ideia usar o peixe dourado como um símbolo, para trabalhar a preservação do Rio, justamente pois ele precisa da água de boa qualidade para sobreviver. No projeto desenvolvemos trilhas no entorno da escola, pois tem uma região muito importante de banhado ali, nas vertentes do rio, então temos atividades onde os alunos entram em contato direto com a natureza, observam flores, frutos, vestígios de animais, pegadas, tocas, fazem observação de aves. Trabalhamos sensibilização ambiental, descarte de resíduos, coisas que depois eles aplicam em casa”, explica.

Alunos do Projeto Peixe Dourado

Ana Júlia e João Gabriel

Ana Julia Santos Leal e João Gabriel Duarte, 10 anos, participam do projeto Peixe Dourado e estiveram, junto de seus colegas e da professora Janine, no Centro Municipal de Educação Ambiental Nestor Weiler (CEMEA), onde acompanharam de perto o projeto de monitoramento da água. Questionados sobre a importância de participarem deste tipo de atividade para aprenderem mais sobre o meio ambiente, disseram.

“Eu acho que é importante, pois isso é uma coisa que a gente leva para a vida, aprendemos coisas sobre os banhados, a natureza, essa semana trabalhamos sobre a água. Eu acho que é bem legal praticar Ecoweb, pois é uma coisa que a gente leva para a vida, não só uma coisa no ano todo na escola”, disse Ana.

 

 

 

João, por sua vez, falou das atividades realizadas.

“Fazemos trilhas, brincadeiras para aprender a cuidar da água, também aprendemos sobre animais. Passamos pelos lugares, vemos se tem lixo, fazemos trabalhos com reciclagem”, disse.

Ana complementa. “Fazemos brinquedos, lixeiras com pneus. Nós pintamos os pneus com spray e colocamos na pracinha da escola, ela sempre está suja, então colocamos um lixo orgânico e um seco, e no começo foi dando certo, mas depois as pessoas não usavam mais. A professora disse que tentamos dar o nosso melhor e conseguimos, pelo menos estamos fazendo o certo”, finaliza.

Confira fotos da tarde de apresentação do projeto no Cemea

Texto e fotos: Taylor Abreu