Secretaria de Saúde de Campo Bom lança campanha “Saúde sem Falta” para reduzir o número de ausências em consultas agendadas

Campo Bom – Para conscientizar a comunidade da importância de não faltar às consultas agendadas, a Secretaria Municipal da Saúde de Campo Bom (SMS), em parceria com a primeira dama, Katia Orsi, lançou a campanha Saúde sem Falta.

“Como farmacêutica e proprietária de farmácia, comecei a observar que as pessoas faltavam às consultas, inclusive comentavam sobre isso. Busquei os números reais e fiquei impressionada, pois, não imaginava que fossem tão significativos. Conversei então com a coordenadora administrativa, Luana Schnorr, e a coordenadora da Central de Marcação da Secretaria de Saúde, Micheli Closs, sobre minha intenção em fazer um projeto com o objetivo de reduzir as faltas nas consultas agendadas na rede pública. Ambas ficaram entusiasmadas. Colocamos a ideia no papel, apresentamos para Dra. Suzana, secretária de saúde, que gostou muito. Assim, o projeto ‘Saúde sem falta’ tornou-se realidade. Temos também parceria da Secretaria de Educação”, disse Katia.

De acordo com dados da SMS, para cada 25 mil atendimentos, cerca de 1.300 não são realizados devido as faltas. Em junho, por exemplo, 1.559 pacientes faltaram às consultas nas unidades de saúde do município. O número poderia ser maior, mas em alguns poucos atendimentos puderam ser encaixados outros pacientes. O mesmo não pode ser realizado com 83 atendimentos com especialistas no Hospital Lauro Reus no último mês, e 119 no mês anterior, pois a SMS toma conhecimento destas faltas posteriormente. “

Se conseguirmos conscientizar as pessoas da importância de desmarcar a consulta em caso de ausência, agilizaremos todo o processo, reduzindo a espera dos demais usuários”, destaca Katia Orsi.

Novo sistema deve lembrar, por SMS, pacientes das consultas

Segundo a secretária de Saúde, Suzana Ambros Pereira, está sendo implantado um novo sistema de gestão informatizado na prefeitura e, uma das funcionalidades, deve ser a de aviso de SMS para pacientes lembrando sobre a consulta agendada.

“Nossa ideia é que, dentro de alguns meses, as consultas possam ser avisadas por mensagem SMS, no dia anterior à consulta, para relembrar o paciente. Dando ainda a possibilidade de entrarem em contato e desmarcarem a consulta, caso não possam comparecer”, define Suzana.

Número de faltas nas consultas

Faltas em Unidade de Saúde em junho

04 Colônias – 43
25 de Julho – 130
Aurora – 19
CAPS – 190
Celeste – 49
Firenze – 37
Imigrante Norte – 30
Imigrante Sul – 32
Materno – 81
Mônaco – 38
Operário – 194
Paulista – 272
Porto Blos – 131
Rio Branco – 53
Santa Lucia – 260
Total: 1.559

Faltas em consultas de especialidades no Hospital Lauro Reus (maio e junho)

Vascular – 5 em maio e 8 de junho
Dermatologista – 34 em maio e 18 em junho
Cir. Plástico – 2 em maio e 2 em junho
Proctologista – 4 em maio e 5 em junho
Cirurgia Geral – 7 em maio e 10 em junho
Urologista – 6 em maio e 9 em junho
Otorrino – 11 em maio e 7 em junho
Traumatologista – 50 em maio e 24 em junho
Total: 119 em maio e 83 em junho

Prefeito e primeira-dama fazem apelo à comunidade

O prefeito Orsi e a primeira-dama Katia, pedem aos cidadãos para que desmarquem a consulta, caso não possam comparecer, pois assim, é possível atender outros pacientes.

“O Município faz um esforço enorme, inclusive, promovendo diversos mutirões de exames e consultas, que devem beneficiar cerca de 5 mil pessoas até o final do ano, buscando atender a demanda na área da saúde. Entretanto, precisamos que a comunidade tenha consciência e avise caso não possa comparecer as consultas, pois outros cidadãos que estão aguardando podem aproveitar e consultar no lugar”, explica Luciano Orsi.

“É preciso conscientizar a comunidade sobre a responsabilidade de comparecer às consultas e exames. Se a pessoa sabe que não poderá comparecer, que possa avisar na unidade com antecedência. Por isso, o material que estamos distribuindo contém o telefone de contato de todas as unidades de saúde”, conta Katia.

Visitas realizadas em unidades de saúde para falar sobre a campanha

 

Texto: Taylort Abreu

Fotos: PMCB / Arquivo JR / Arquivo Pessoal