Secretaria de Obras realiza capina mecanizada em Sapiranga

Fotos: Bruno Morais

O município de Sapiranga, através de sua Secretaria de Obras, está realizando o serviço de capina mecanizada em ruas da cidade. O objetivo que se tem a partir deste ato é facilitar o uso da ruas, além de deixar a cidade com uma melhor aparência.

 

Esta ação urbana é realizada através da contratação de empresas privadas, assim como dos equipamentos necessários para realização deste serviço. Em média, é feito a capina em 1km de calçamento por dia de trabalho, o que caracteriza, na maior parte das vezes, o trajeto compreendido de duas ruas.

Idealizado no início do ano, os trabalhos iniciaram em novembro, com pretensão de seguirem até atingirem todas as ruas do municípios. Para realização, se faz necessário o uso de 3 máquinas com diferentes funções. Inicialmente, um caminhão pipa passa na rua e molha os canteiros, evitando o grande acúmulo de poeira durante o processo da capina, realizado logo em seguida, por uma capinadeira. A última etapa é constituída pela passagem de uma minicarregadeira, responsável pela varredura e recolhimento dos resíduos que ficam no local após o processo de limpeza. A vantagem do serviço mecanizado em comparação ao manual se dá justamente pela praticidade e agilidade apresentada com o uso de máquinas.

“Pegamos os bairros com mais calçamento para limpar”

O serviço de roçada e capina já era realizado pela Secretaria de Obras. Com a mudança de prioridades durante a pandemia, houve a necessidade de agilizar estes trabalhos em todos os bairros do município, por isso a mudança do serviço manual para máquinas.

Quanto a prioridade e ordem de evolução dos serviços, o secretário de Obras de Sapiranga, Alcindo Luz, explica que a capina ocorre conforme a necessidade, a exigência que cada um dos bairros, através das ruas existentes nestes, apresenta. “Pegamos os bairros com mais calçamento para limpar”, comenta o secretário. Como os trabalhos serão realizados de forma contínua pelo município, não há previsão de término.