Secretaria de Educação orienta para retorno dos alunos com necessidade especiais em Sapiranga

Foto: Departamento de Comunicação

Sapiranga – A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação(Smed), promoveu uma reunião com o Atendimento Educacional Especializado (AEE), para orientar os professores sobre o retorno dos alunos com necessidades especiais às aulas presenciais.

O encontro ocorreu na quinta-feira, 11, no Auditório da Secretaria de Educação, trazendo para discussão o retorno dos alunos de inclusão às aulas presenciais, que são atendidos nas salas de recursos multifuncionais das escolas municipais. O objetivo é garantir a segurança de todos no ambiente escolar devido ao fato de que alguns alunos necessitam de cuidados especiais ou são do grupo de risco, dessa forma estabeleceu-se um cronograma para ser seguido por todos de maneira igualitária.

A Secretaria de Educação também determina que sejam chamados os pais, de forma individual, para uma conversa rápida a fim de coletar dados importantes sobre a saúde do aluno no último ano, como está a adaptação ao uso de máscara entre outros aspectos da rotina escolar. Após, será a vez dos alunos iniciarem os atendimentos na sala de recursos para que sejam apresentadas as mudanças da escola, as novas normas, observar o tempo de permanência com a máscara e se será necessário fazer a adaptação ao uso.

Após o diagnóstico inicial, os alunos que, de forma segura, estiverem aptos a voltar, deverão ser inseridos em suas turmas.

A previsão é de que os alunos, que já adquiriram habilidades quanto aos protocolos de segurança em relação ao Covid-19, passem a frequentar a turma regular já no início de março.

PRIMEIROS ATENDIMENTOS

– Faça contato com os pais e responsáveis (Agende uma conversa para a próxima semana, seja pontual);

– Sua entrevista deve ser pontual (Como foi o último ano, houve alterações importantes na saúde, mudanças na medicação, cumpri os protocolos de segurança…);

– Primeiros atendimentos (Semanais, com maior duração, ter um padrão de atendimento com flexibilização, grupos por idade, patologia…);

– Inserção na turma regular (Assim que perceber que o aluno estiver apto a se juntar a turma, isso deve acontecer. Dar todo suporte ao professor nesse primeiro momento caso seja necessário).