Secretaria de Educação esclarece professores sobre as novidades do currículo para 2021

Foto: Divulgação

Sapiranga – Na terça-feira, 9, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) recebeu os professores dos componentes curriculares Funções Executivas e Língua Inglesa dos anos iniciais, ambos novidade para o ano letivo 2021. A reunião ocorreu em dois momentos, com o objetivo de esclarecer as propostas aos educadores que estarão à frente desses desafios.

As funções executivas têm sido consideradas um dos principais preditores do desempenho escolar, são habilidades cognitivas necessárias para controlar nossos pensamentos, nossas emoções e nossas ações. Habilidades como memória de trabalho, controle inibitório, flexibilidade cognitiva, organização e planejamento estarão sendo trabalhadas semanalmente em sala de aula, por meio desse componente curricular. Os educadores realizarão capacitação sobre neuropsicologia da aprendizagem e estão entusiasmados com a novidade no dia a dia da escola.

A aula de inglês de 1º ao 5º ano é mais uma novidade desse ano, já que a aprendizagem de um segundo idioma é muito importante para o desenvolvimento cognitivo, estimulando habilidades de escuta, memória e atenção, essenciais para a vida social e acadêmica. É primordial introduzir a língua inglesa nos primeiros anos do currículo escolar, pois quanto mais cedo o aluno tiver contato com o idioma, melhor será seu desenvolvimento.

Saber uma nova língua significa expandir as maneiras de se comunicar e interagir no meio digital e social com pessoas de diferentes lugares, além de envolver a aquisição de competências interculturais capazes de ampliar a visão de mundo do estudante por meio do contato com mais pessoas e culturas.