Secretaria da Saúde do estado disponibilizará R$ 85 milhões para diminuir filas de espera

Foto: Marília Bissigo/Divulgação SES

Estado – Com objetivo de diminuir filas de espera para consultas com especialistas e cirurgias eletivas em todo o Estado, a Secretaria da Saúde (SES) irá disponibilizar R$ 85 milhões aos hospitais contratualizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para a realização de mutirões para procedimentos de média complexidade. “A fila de espera para algumas especialidades já era grande antes da pandemia. Agora se faz ainda mais necessário esse tipo de ação para nossa população”, explicou a diretora do Departamento de Gestão da Atenção Especializada (Dgae), Lisiane Fagundes.

 

A proposta de rateio dos recursos foi apresentada à diretoria da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira, 25. A secretária da Saúde, Arita Bergmann, destacou que as consultas e cirurgias precisam vir acompanhadas de toda a linha de cuidado daquela especialidade, ou seja, encaminhar os pacientes para a continuidade dos tratamentos ou recuperação de seus problemas de saúde.

Após um levantamento da demanda reprimida por parte da SES, a proposta contempla as sete especialidades com maior demanda reprimida no Estado: cirurgia geral, traumatologia, vascular, otorrinolaringologia, ginecologia, oftalmologia e urologia. “Desejamos lançar esse programa o mais rápido possível”, colocou Arita. A estimativa é que, em até seis meses, se realizem 50 mil cirurgias e 100 mil consultas.

Por Assessoria Secretaria de Saúde do estado