SEBRAE/RS dá dicas para estimular as vendas de Natal

Ofertas | Gerar oportunidades para o retorno dos clientes após o período de festas é uma das recomendações

2015 é um ano a superar. Mas o mês de dezembro pode inspirar uma retomada de vendas e dar novo fôlego para o próximo ano. Para potencializar o faturamento no período de Natal, o SEBRAE/RS preparou uma série de dicas e orientações de baixo ou nenhum custo que podem ser adotadas especialmente pelas micro e pequenas empresas.

O coordenador estadual de projetos de varejo do SEBRAE/RS, Fabiano Bassani Zortéa, conta que a entidade mobiliza mais de 3 mil lojistas em todo Estado em prol da melhoria de gestão e do desenvolvimento. “Elas participam de projetos com duração média de dois anos que envolvem cursos, consultorias e visitas a feiras”, relata. Entre as atividades promovidas está a realização de palestras sobre como aumentar as vendas em datas especiais e comemorativas.

“É um período de sazonalidade, em que o fluxo das lojas aumenta e os empresários devem estar preparados para receber esse público”, indica Zortéa. A sugestão é comparar com os anos anteriores para fazer uma estimativa de pessoal necessário para o atendimento. Se a loja for nova, vale consultar a vizinhança e até ficar de olho na concorrência. “Só não dá para perder venda porque a loja está muito cheia ou pela fila no caixa”, alerta.

Outra recomendação importante é se preparar para uma clientela diferente. Nesse período, as pessoas vão ao comércio para comprar presentes para parentes e amigos. Por exemplo, um adolescente pode buscar uma gravata para o seu pai em uma loja de roupa masculina e um homem pode comprar cosméticos para a namorada em um espaço especializado. “O comerciante precisa estar preparado para atender esse cliente, que não é habitual em seu ponto de venda, e quem sabe até fidelizá-lo”, recomenda o coordenador do SEBRAE/RS.