Saúde de Sapiranga promove encontros para orientação nutricional incentivando a alimentação saudável

Grupo de orientação nutricional na USE / Foto: Cláudia Silva

Sapiranga –  O cuidado com a alimentação é uma das principais ferramentas para uma vida mais saudável. Várias doenças estão ligadas diretamente a alimentação como diabetes, obesidade e hipertensão. Outras podem ser melhor controladas ou até evitadas com a devida atenção aos hábitos alimentares.

 

A Secretaria de Saúde de Sapiranga adota uma estratégia para conseguir alcançar mais pacientes com o atendimento focado em nutrição. Semanalmente, são reunidos os Grupos de Orientação Nutricional, onde a nutricionista Giane Rockenback de Azambuja recebe pacientes orientados pelos médicos ao tratamento nutricional. Giane atua há 18 anos nas unidades de saúde em Sapiranga e é especialista em saúde coletiva, “O nosso trabalho em relação à alimentação saudável e saúde é trazer informação para os pacientes da importância de manterem hábitos alimentares saudáveis”, comenta.
O grupo de orientação é primeiro contato do paciente com a nutricionista, onde são passadas as informações consideradas ‘gerais’, como a importância do consumo de água, evitar alimentos ultraprocessados e aumentar o consumo de frutas e legumes, por exemplo. Durante a reunião, também há a troca de experiências entre os participantes que também são pais e mães acompanhando crianças. “Eu recebo todo o tipo de paciente no grupo, crianças, idosos, pacientes direcionados pelos médicos de várias especialidades, e que precisam fazer o acompanhamento”, explica Giane.
A cada semana, novos pacientes se reúnem para receber as orientações e esclarecer suas dúvidas. Durante o encontro, também é distribuído um material explicativo com dicas e receitas fornecido pela Secretaria de Saúde. Depois da reunião em grupo, os pacientes agendam a consulta individual, onde o tratamento específico será direcionado.

Mudança nos pequenos detalhes

Conseguir modificar hábitos alimentares parece ser complicado e muitas pessoas encaram até como um sacrifício. Na verdade é uma questão de dar mais atenção para a ação de se alimentar e não encarar como algo automático. As mudanças estão nas pequenas ações rotineiras, como orienta a nutricionista Giane. “Nós estamos ainda nessa época de pandemia e é muito importante que a gente busque pequenas ações no dia a dia pra melhorar a nossa alimentação. Eu gosto muito de recomendar, de relembrar e de reforçar a importância de buscarmos uma alimentação mais natural. Nos tempos atuais, caímos em muitas armadilhas industrializadas e isso não traz benefícios pra nossa saúde, então vamos focar nas frutas, nas verduras, em tomar bastante água e cuidar da nossa alimentação”, destaca a profissional.

Retomada dos encontros respeitando protocolos

Os grupos de orientação nutricional tiveram que ser interrompidos por causa da pandemia e retornaram em outubro.   A Secretaria de Saúde destaca que ”a ideia dos grupos de incentivo ao estilo de vida saudável é promover a saúde e o bem-estar dessas pessoas com todos os cuidados (uso de máscara, vacinação contra a Covid-19 em dia e álcool gel) para que possam participar das atividades com segurança”.
Através dos grupos, é possível motivar os participantes e demais usuários a criar o hábito de cuidar da alimentação e de praticar atividades físicas regulares, já que a prevenção é importante para a manutenção da saúde, tão fundamental nesse período de alto índice de doenças infectocontagiosos e que se aproveitam de baixa imunidade.

Cronograma dos grupos:

USE                                  segunda-feira                                           13h30min às 14h30min
UBS Centro                      terça-feira                                                13h30min às 14h30min
UBS Amaral Ribeiro         quinta-feira                                              13h30min às 14h30min
UBS Centenário               sexta-feira                                                 8h às 9h
UBS São Luiz                   sexta-feira                                                13h30min às 14h30min.