Saúde de Sapiranga oferece curativos especiais para lesões cutâneas

Sapiranga – A Secretaria Municipal de Saúde busca sempre disponibilizar os melhores recursos para o atendimento dos pacientes nas UBSs. Um diferencial é o cuidado com os materiais para curativos para lesão cutânea de maior gravidade. Os sapiranguenses procuram as unidades de saúde buscando atendimento para os mais variados ferimentos como queimaduras, ferimentos de corte e úlceras (varicosas, por pressão). A lesão é avaliada e, então, é encaminhado o tratamento necessário, anteriormente à disponibilidade dos curativos especiais, o tratamento mais comum era a prescrição de pomadas.

 

Além da disponibilidade de pessoal e atendimento, a atenção com os materiais de saúde é fundamental. “É muito importante a eficácia do material utilizado. Observamos a melhora significativa das lesões desde que foram adquiridos, restabelecendo a qualidade de vida e o bem estar dos pacientes”, comenta a secretária de Saúde, Janete Hess.

Ao longo do acompanhamento e trocas de curativo, tratamento tem mostrado maior eficácia

Todas as unidades básicas de saúde possuem os curativos especiais para oferta aos pacientes que necessitam deste cuidado, sendo utilizado após a avaliação de enfermeiro. Após acontece o acompanhamento da evolução da ferida. Com a utilização destes curativos, a evolução tem sido notória e expressiva na melhora do aspecto e cura.

Acompanhamento dos pacientes é fundamental

Os curativos especiais que estão sendo utilizados são Bota de Ulna (usada para úlcera ou edema venoso nos membros inferiores), Aquacel (usado em feridas propensas a sangramento), hidrogel com alginato (pomada especial para queimaduras, feridas secas) e Mepitel (utilizado para queimaduras de espessura, lesões por fricção ou causadas por incisão cirúrgica).

A paciente Angela Marlise Pulz procurou o atendimento na ESF São Paulo e relata como está sendo o tratamento utilizando o curativo Aquacel. “Tenho problemas de má circulação e, devido a isto, desenvolvi uma úlcera varicosa no tornozelo. É uma ferida grande, que causa muita dor, desconforto e de difícil cicatrização. Fui muito bem atendida no posto pelo Dr. Caruso com medicação e pomada. Na segunda consulta, a enfermeira Noemi comentou sobre um método mais atualizado para curativo, o Aquacel. Na terceira consulta, conversei com o Dr. e ele resolveu substituir o curativo com pomada, no qual a cura é demorada, pelo Aquacel e este método fez toda a diferença. A troca do curativo, é uma vez por semana ou se necessário duas”, comenta.
Angela ainda está no tratamento da úlcera varicosa, mas agradece aos profissionais. “Agradeço diariamente porque já está em processo de cura. Ao médico, enfermeiras e atendentes da ESF São Paulo, gratidão sempre!”.